Aula sobre Teorema De Pitagoras

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O Teorema de Pitágoras é uma das mais importantes descobertas da Matemática e é utilizado em diversas áreas, como na construção civil, na engenharia, na arquitetura, entre outras. Ele é utilizado para calcular a medida da hipotenusa de um triângulo retângulo, a partir das medidas dos catetos. O objetivo aqui é aprender sobre o Teorema de Pitágoras e suas aplicações.

  1. Etapa 1 - Problematização

    O professor deve apresentar um problema que envolva o Teorema de Pitágoras aos alunos. Importante que o problema seja desafiador e que trabalhe com um problema real. Exemplo de problema: "Um fazendeiro deverá dividir ao meio um terreno retangular, pela sua diagonal, formando dois triângulos retângulos. A metade desse terreno será cercada com 4 fios de arame farpado. Sabendo que as dimensões desse terreno são de 20 metros de largura e 21 metros de comprimento, qual será a metragem mínima gasta de arame?".

  2. Etapa 2 - Diário de Bordo

    Oriente os alunos na criação de um diário de bordo, contendo os seguintes campos: problema, geração de alternativas e solução. O diário deve ser feito em grupo e deve ser utilizado para registrar todas as atividades realizadas durante a aula. Os grupos devem ter no máximo 5 alunos, para que todos possam contribuir adequadamente na atividade.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os alunos devem trabalhar em seus respectivos grupos para gerar alternativas para a resolução do problema.Eles podem utilizar desenhos, maquetes ou outros recursos analógicos para visualizar o problema. Importante que eles registrem tudo no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos devem apresentar suas soluções para o problema e discutir as diferentes alternativas encontradas com toda a turma. Faça mediação da discussão e ajude os alunos a chegar a uma solução correta, tirando as dúvidas que surgirem.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Apresente outros problemas que envolvam o Teorema de Pitágoras e suas aplicações, por exemplo: "Um prédio tem 20m de altura e sua sombra mede 12m. Qual é a distância entre o topo do prédio e o topo da sombra?". Reserve um momento para resolver este problema coletivamente, ou seja, com a turma.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Peça aos grupos que apresentem seus diários de bordo para a turma, explicando como resolveram os problemas e as alternativas encontradas. Ao longo das apresentações, reforce conceitos e destaque pontos-chave do conteúdo.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. Os alunos também devem avaliar a aula e o desempenho dos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo o Teorema de Pitágoras.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em registrar e apresentar suas soluções.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver problemas envolvendo o Teorema de Pitágoras.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Qualidade da apresentação do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar problemas que envolvam o Teorema de Pitágoras.
  • Mediar a discussão e ajudar os alunos a chegar a uma solução correta.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para gerar alternativas para resolver os problemas.
  • Registrar as atividades realizadas no diário de bordo.
  • Apresentar suas soluções para a turma.