Aula sobre Teorema De Pitagoras
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O Teorema de Pitágoras é uma das descobertas mais importantes da Matemática e é utilizado em diversas áreas, como na construção civil, na física e na engenharia. Ele é utilizado para calcular a medida da hipotenusa de um triângulo retângulo, a partir das medidas dos catetos. É importante que os alunos compreendam a aplicação prática do teorema, para poderem entender a sua importância.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância do Teorema de Pitágoras. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 alunos, de preferência grupos com alunos com habilidades e níveis de conhecimento semelhantes, e entregue uma folha de papel sulfite para cada grupo.Etapa 2 - Ideia Central e sub-ideias
Cada grupo deve escolher uma ideia central relacionada ao Teorema de Pitágoras e escrevê-la no centro da folha de papel sulfite. Além disso, em conjunto, os alunos devem pensar em 8 sub-ideias relacionadas à ideia central escolhida e também escrevê-las, mas agora ao redor da ideia central.Etapa 3 - Troca de Mapas
Reserve um momento para que os grupos troquem seus mapas conceituais com outro grupo e analisem as sub-ideias criadas por eles. Incentive os grupos a registrarem (no caderno, no papel) os principais pontos das suas análises.Etapa 4 - Apresentação
Peça para que cada grupo apresente seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias escolhidas.Etapa 5 - Criação do modelo de avaliação entre pares
Os grupos devem criar um modelo de avaliação entre pares, contendo os critérios de avaliação como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. Estes critérios devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 6 - Avaliação entre pares
Estimule que cada grupo avalie outro grupo com base nos registros do modelo de avaliação entre pares. Reserve um momento para que os grupos possam compartilhar estes feedbacks entre eles.Etapa 7 - Resolução de Problemas
Proponha problemas práticos envolvendo o Teorema de Pitágoras e as relações de proporcionalidade, de maneira que os alunos possam, individualmente, aplicar o que aprenderam resolvendo os problemas. Circule entre os alunos e tire as dúvidas deles.Etapa 8 - Conclusão
Faça uma síntese da aula, reforce a importância do Teorema de Pitágoras e retome o objetivo de aprendizagem. Por fim, peça para os grupos entregar seus mapas conceituais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas de aplicação do Teorema de Pitágoras.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de organização e síntese de informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na elaboração do mapa conceitual.
- Qualidade e clareza do mapa conceitual apresentado.
- Habilidade dos alunos em resolver os problemas propostos pelo professor.
- Compreensão do Teorema de Pitágoras e sua aplicabilidade.
Ações do professor
- Explicar a importância do Teorema de Pitágoras e suas aplicações práticas.
- Orientar os alunos na elaboração do mapa conceitual.
- Propor problemas práticos para que os alunos possam aplicar o que aprenderam.
- Avaliar os alunos e sanar suas dúvidas.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para elaborar o mapa conceitual.
- Participar ativamente da apresentação do mapa conceitual.
- Resolver os problemas propostos pelo professor.
- Colaborar e engajar nas atividades e discussão em grupo.