Aula sobre Teorema De Pitagoras

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Teorema de Pitágoras é um dos conceitos mais importantes da Matemática, utilizado em diversas áreas do conhecimento, como na Física, na Engenharia e na Arquitetura. Ele estabelece a relação entre os lados de um triângulo retângulo, sendo muito útil para calcular distâncias, alturas, áreas e volumes. O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre o teorema e suas aplicações, por meio da metodologia ativa Gamificação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique o que é o Teorema de Pitágoras, suas aplicações e importância. Estimule os alunos a fazerem perguntas e a tirarem dúvidas.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas e peça para que cada grupo escolha um nome para seu jogo. Incentive os grupos a elegerem um líder no grupo que será responsável por assegurar a entrega do jogo.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Oriente os grupos a criarem um mapa de registro contendo os campos: nome e objetivo do jogo, desafios a serem enfrentados, níveis e esquema de recompensas, informações para o usuário final e os motivos pelos quais o jogo poderá ser considerado engajador e, consequentemente, um sucesso.

  4. Etapa 4 - Elaboração dos desafios

    Peça aos grupos para elaborar desafios relacionados ao Teorema de Pitágoras, que serão incluídos no jogo. Os desafios devem ser criativos e ousados, mas também acessíveis aos diferentes níveis de aprendizagem. Busque começar com desafios mais básicos, progredindo aos intermediários e, por fim, mais complexos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Reserve um momento para que cada grupo apresente seu jogo para a turma, explicando o objetivo, os desafios, os níveis e o esquema de recompensas. Oriente os demais grupos para fazer perguntas e dar sugestões.

  6. Etapa 6 - Resolução dos desafios

    Incentive os demais grupos a jogar os jogos criados pelos colegas, testando a efetividade e eficácia deles. Proponha pontuações e recompensas aos grupos, de maneira a estimulá-los a resolverem os desafios.

  7. Etapa 7 - Avaliação e fechamento

    Avalie o desempenho dos alunos, considerando os critérios de avaliação e os mapas de registros deles. Faça um fechamento da atividade, retomando o objetivo de aprendizagem e coletando os feedbacks dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas de aplicação do Teorema de Pitágoras.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a aprendizagem significativa e a motivação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Resolução correta dos desafios propostos.
  • Criatividade e originalidade na elaboração dos desafios e do jogo.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos.
  • Elaboração adequada do mapa de registro do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação dos jogos e na elaboração dos desafios.
  • Avaliar o desempenho dos alunos, tirar suas dúvidas e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação dos jogos e dos desafios.
  • Resolver os desafios propostos pelos demais grupos.
  • Colaborar com os demais alunos e respeitar as regras do jogo.
  • Desenvolver o mapa de registro do jogo.