Aula sobre Teorema De Pitagoras

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Teorema de Pitágoras é um dos conceitos mais importantes da Matemática e é utilizado em diversas áreas do conhecimento, desde a construção civil até a astronomia. Ele é aplicado para calcular distâncias, alturas, áreas e volumes de objetos que possuem formas geométricas. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre o Teorema de Pitágoras e suas aplicações, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Para isso, os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema, explicando o que é o Teorema de Pitágoras e como ele é aplicado na resolução de problemas. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a construção de uma escada, a medida da hipotenusa de um triângulo retângulo e a altura de um prédio. Os alunos devem anotar as informações importantes em seus cadernos.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos devem assistir a um vídeo previamente selecionado por você, que trate sobre o Teorema de Pitágoras e suas aplicações. O vídeo deve ser de curta duração e apresentar exemplos práticos, de forma que os alunos possam compreender o conteúdo de maneira clara e objetiva.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos de três ou quatro pessoas e devem discutir sobre o conteúdo apresentado no vídeo. Cada grupo deve criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. O objetivo é que os alunos possam trocar informações e esclarecer dúvidas sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deve apresentar seu template para a turma, explicando as informações contidas em cada campo. Faça comentários e esclareça dúvidas sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Os alunos devem resolver problemas envolvendo o Teorema de Pitágoras e suas aplicações. Apresente problemas práticos e didáticos, como a medida da diagonal de uma TV, a distância entre dois pontos no mapa e a altura de uma torre. Os alunos devem anotar as respostas em seus cadernos e discutir sobre as soluções encontradas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando os conceitos apresentados e as aplicações do Teorema de Pitágoras. Os alunos devem fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esses conhecimentos em seu dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas de aplicação do Teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de informações entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em utilizar ferramentas tecnológicas para a aprendizagem.
  • Promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao próprio processo de aprendizagem.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em analisar e interpretar informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Capacidade de análise e interpretação de informações.
  • Compreensão do tema apresentado.

Ações do professor

  • Selecionar vídeos e problemas práticos e didáticos para apresentar aos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer comentários e esclarecer dúvidas sobre o tema apresentado.
  • Promover a troca de informações entre os alunos.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam na aula.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo previamente selecionado pelo professor.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Elaborar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Resolver corretamente os problemas propostos.
  • Fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esses conhecimentos em seu dia a dia.