Aula sobre Teorema De Pitagoras
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O Teorema de Pitágoras é um dos conceitos mais importantes da Matemática e é utilizado em diversas áreas do conhecimento, desde a construção civil até a astronomia. Ele é aplicado para calcular distâncias, alturas, áreas e volumes de objetos que possuem formas geométricas. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre o Teorema de Pitágoras e suas aplicações, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Para isso, os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema, explicando o que é o Teorema de Pitágoras e como ele é aplicado na resolução de problemas. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a construção de uma escada, a medida da hipotenusa de um triângulo retângulo e a altura de um prédio. Os alunos devem anotar as informações importantes em seus cadernos.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos devem assistir a um vídeo previamente selecionado por você, que trate sobre o Teorema de Pitágoras e suas aplicações. O vídeo deve ser de curta duração e apresentar exemplos práticos, de forma que os alunos possam compreender o conteúdo de maneira clara e objetiva.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos devem ser divididos em grupos de três ou quatro pessoas e devem discutir sobre o conteúdo apresentado no vídeo. Cada grupo deve criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. O objetivo é que os alunos possam trocar informações e esclarecer dúvidas sobre o tema.Etapa 4 - Apresentação dos templates
Cada grupo deve apresentar seu template para a turma, explicando as informações contidas em cada campo. Faça comentários e esclareça dúvidas sobre o tema.Etapa 5 - Resolução de problemas
Os alunos devem resolver problemas envolvendo o Teorema de Pitágoras e suas aplicações. Apresente problemas práticos e didáticos, como a medida da diagonal de uma TV, a distância entre dois pontos no mapa e a altura de uma torre. Os alunos devem anotar as respostas em seus cadernos e discutir sobre as soluções encontradas.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando os conceitos apresentados e as aplicações do Teorema de Pitágoras. Os alunos devem fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esses conhecimentos em seu dia a dia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas de aplicação do Teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.
- Estimular o trabalho em grupo e a troca de informações entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em utilizar ferramentas tecnológicas para a aprendizagem.
- Promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao próprio processo de aprendizagem.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em analisar e interpretar informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Resolução correta dos problemas propostos.
- Capacidade de análise e interpretação de informações.
- Compreensão do tema apresentado.
Ações do professor
- Selecionar vídeos e problemas práticos e didáticos para apresentar aos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Fazer comentários e esclarecer dúvidas sobre o tema apresentado.
- Promover a troca de informações entre os alunos.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam na aula.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo previamente selecionado pelo professor.
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Elaborar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Resolver corretamente os problemas propostos.
- Fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esses conhecimentos em seu dia a dia.