Aula sobre Teorema De Tales
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O Teorema de Tales é um dos conceitos mais importantes da geometria, pois permite a resolução de problemas envolvendo retas paralelas e transversais. Ele é aplicado em diversas áreas, como na construção civil, na cartografia e na engenharia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o teorema e suas aplicações, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares. Eles irão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize sua importância. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas e receberão a tarefa de criar um template de avaliação por pares.Etapa 2 - Pesquisa
As duplas irão pesquisar sobre o Teorema de Tales e suas aplicações, utilizando livros didáticos e a internet, se possível. Caso não seja possível pesquisas em internet, traga algumas aplicações impressas para que eles possam ter acesso. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.Etapa 3 - Criação do template de avaliação
Após a pesquisa estar concluída, os alunos irão criar o template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 4 - Apresentação da pesquisa
Cada dupla irá apresentar para outra dupla sua pesquisa realizada e as aplicações do teorema de tales descobertas. Peça para utilizarem o template para avaliarem o trabalho realizado pela outra dupla para a turma. Determine um tempo para ser possível a apresentação das duas duplas.Etapa 5 - Resolução de problemas
Agora, cada dupla irá resolver problemas envolvendo o Teorema de Tales, utilizando os critérios de avaliação criados por eles mesmos. Disponibilize esses problemas para serem resolvidos e circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.Etapa 6 - Correção
Traga a correção dos problemas em aula, com a participação dos alunos. Utilize do quadro para que eles registrem seus resultados. Recolha as avaliações feitas em pares para sua avaliação.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando a importância do Teorema de Tales e da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal."
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação do template de avaliação por pares.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos na resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Organização das duplas
- Construção dos argumentos
- Apresentação e comunicação
- Desempenho geral
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar sua importância.
- Auxiliar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação por pares.
- Circular pela sala para auxiliar os alunos na resolução de problemas.
- Fazer uma conclusão sobre a aula, reforçando a importância do Teorema de Tales e da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o Teorema de Tales e suas aplicações.
- Criar o template de avaliação por pares.
- Resolver problemas envolvendo o Teorema de Tales, utilizando os critérios de avaliação criados por eles mesmos.