Aula sobre Teorema De Tales

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O Teorema de Tales é um dos conceitos mais importantes da geometria, pois permite a resolução de problemas envolvendo retas paralelas e transversais. Ele é aplicado em diversas áreas, como na construção civil, na cartografia e na engenharia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o teorema e suas aplicações, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares. Eles irão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize sua importância. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas e receberão a tarefa de criar um template de avaliação por pares.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    As duplas irão pesquisar sobre o Teorema de Tales e suas aplicações, utilizando livros didáticos e a internet, se possível. Caso não seja possível pesquisas em internet, traga algumas aplicações impressas para que eles possam ter acesso. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Após a pesquisa estar concluída, os alunos irão criar o template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação da pesquisa

    Cada dupla irá apresentar para outra dupla sua pesquisa realizada e as aplicações do teorema de tales descobertas. Peça para utilizarem o template para avaliarem o trabalho realizado pela outra dupla para a turma. Determine um tempo para ser possível a apresentação das duas duplas.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Agora, cada dupla irá resolver problemas envolvendo o Teorema de Tales, utilizando os critérios de avaliação criados por eles mesmos. Disponibilize esses problemas para serem resolvidos e circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Correção

    Traga a correção dos problemas em aula, com a participação dos alunos. Utilize do quadro para que eles registrem seus resultados. Recolha as avaliações feitas em pares para sua avaliação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando a importância do Teorema de Tales e da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal."
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Organização das duplas
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar sua importância.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação por pares.
  • Circular pela sala para auxiliar os alunos na resolução de problemas.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula, reforçando a importância do Teorema de Tales e da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o Teorema de Tales e suas aplicações.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Resolver problemas envolvendo o Teorema de Tales, utilizando os critérios de avaliação criados por eles mesmos.