Aula sobre Teorema De Tales
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O Teorema de Tales é um dos conceitos mais importantes da Geometria, pois permite a resolução de problemas envolvendo retas paralelas e transversais. Ele é aplicado em diversas áreas, como na construção civil, na cartografia e na engenharia. Nesta aula, os alunos irão aprender a demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, utilizando a metodologia ativa Ensino Híbrido. Para isso, os estudantes irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Check-in
Apresente o tema e os objetivos da aula, explicando a importância do Teorema de Tales e como ele é aplicado em diversas áreas. Em seguida, os alunos irão criar o template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.Etapa 2 - Contextualização
Apresente exemplos práticos de como o Teorema de Tales é aplicado no cotidiano, como na construção de prédios e na elaboração de mapas. Os alunos irão discutir em grupo sobre esses exemplos e como o Teorema de Tales é importante para resolvê-los.Etapa 3 - Demonstração do Teorema de Tales
Demonstre o Teorema de Tales, utilizando retas paralelas e uma transversal. Os alunos irão acompanhar a demonstração e fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 4 - Exercícios em grupo
Os alunos irão se dividir em grupos e resolver exercícios envolvendo o Teorema de Tales. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.Etapa 5 - Check-out
Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, fazendo uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar o Teorema de Tales em situações cotidianas.Etapa 6 - Tarefa de casa
Proponha uma tarefa de casa envolvendo o Teorema de Tales, para que os alunos possam praticar e fixar o conteúdo.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos na resolução dos exercícios em grupo e na tarefa de casa, levando em consideração, os critérios de avaliação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar o Teorema de Tales em situações cotidianas.
Critérios de avaliação
- Capacidade de demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Desempenho na resolução dos exercícios em grupo e na tarefa de casa.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos de como o Teorema de Tales é aplicado no cotidiano.
- Demonstrar o Teorema de Tales, utilizando retas paralelas e uma transversal.
- Circular pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.
Ações do aluno
- Criar o template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.
- Discutir em grupo sobre os exemplos práticos apresentados pelo professor.
- Resolver exercícios em grupo e fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem.