Aula sobre Teorema De Tales

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O Teorema de Tales é um dos conceitos mais importantes da Geometria, pois permite a resolução de problemas envolvendo retas paralelas cortadas por uma transversal. Esse teorema é aplicado em diversas áreas, como na construção civil, na engenharia, na arquitetura e até mesmo na arte. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual irão identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. A atividade final será a criação de um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade, com informações relevantes sobre o Teorema de Tales.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o Teorema de Tales e explique sua importância na Geometria. Em seguida, divida a turma em grupos e solicite que escolham um tema relacionado ao Teorema de Tales para trabalhar durante a aula.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao Teorema de Tales. Auxilie os alunos nessa etapa, fornecendo exemplos de problemas que podem ser resolvidos com o uso do Teorema.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar informações sobre o problema identificado. Oriente os alunos na busca por fontes confiáveis e na elaboração de perguntas para as entrevistas.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Com os dados coletados, os grupos deverão analisar o contexto do problema e identificar suas causas e possíveis soluções. Auxilie os alunos na interpretação dos dados e na elaboração de hipóteses.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e informações encontradas em livros e sites especializados. Oriente os alunos na busca por fontes confiáveis e na análise crítica das informações.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Com base nas informações coletadas e analisadas, os grupos deverão propor soluções para o problema identificado. Auxilie os alunos na elaboração de propostas viáveis e em suas apresentações.

  7. Etapa 7 - Criação do infográfico

    Cada grupo deverá criar um infográfico que apresente as informações coletadas, as análises realizadas e as soluções propostas pelos alunos. Forneça um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal."
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de comunicação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara do problema relacionado ao Teorema de Tales.
  • Coleta e análise de informações relevantes e confiáveis.
  • Propostas de soluções viáveis e criativas.
  • Qualidade e clareza do infográfico produzido.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante toda a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o Teorema de Tales e explicar sua importância na Geometria.
  • Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema.
  • Auxiliar os alunos na busca por fontes confiáveis e na análise crítica das informações.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de comunicação dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado ao Teorema de Tales para trabalhar durante a aula.
  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar informações relevantes.
  • Analisar o contexto do problema e propor soluções viáveis e criativas.
  • Criar um infográfico que apresente as informações coletadas, as análises realizadas e as soluções propostas.