Aula sobre Teorema De Tales

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Teorema de Tales é um dos conceitos mais importantes da geometria, pois permite a resolução de problemas envolvendo retas paralelas cortadas por uma transversal. Ele é aplicado em diversas áreas, como na arquitetura, na engenharia, na cartografia e na física. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação para que os alunos criem um jogo que envolva o Teorema de Tales, tornando o aprendizado mais envolvente e divertido.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o Teorema de Tales e explicar sua importância na geometria. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos: “nome do jogo”, “objetivo do jogo”, “desafios do jogo”, “níveis”, “esquema de recompensas”, “informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Explique cada campo e dê exemplos para ajudar os alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar o jogo utilizando o Teorema de Tales como tema. Eles deverão criar desafios que envolvam a aplicação do teorema e definir os níveis de dificuldade. Auxilie os alunos na criação do jogo. Determine um tempo para construírem o jogo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Os alunos deverão explicar o objetivo do jogo, os desafios, os níveis e o esquema de recompensas. A turma irá avaliar os jogos e escolher o mais engajador.

  6. Etapa 6 - Discussão sobre o Teorema de Tales

    Conduza uma discussão sobre o Teorema de Tales, utilizando os jogos criados pelos alunos como exemplos práticos. Os alunos poderão tirar dúvidas e discutir sobre a aplicação do teorema em situações reais.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada. Os alunos poderão dar feedback sobre a atividade e sugerir melhorias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar o Teorema de Tales em situações reais.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Utilizar a metodologia ativa Gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e divertido.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Aplicação correta do Teorema de Tales nos desafios criados pelos alunos.

Ações do professor

  • Explicar o Teorema de Tales e a metodologia ativa Gamificação.
  • Auxiliar os alunos na criação do jogo.
  • Conduzir a discussão sobre o Teorema de Tales.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de registro do jogo.
  • Criar o jogo utilizando o Teorema de Tales como tema.
  • Apresentar o jogo para a turma.