Aula sobre Teorema De Tales
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O Teorema de Tales é um dos conceitos mais importantes da geometria, pois permite a resolução de problemas envolvendo retas paralelas cortadas por uma transversal. Ele é aplicado em diversas áreas, como na arquitetura, na engenharia, na cartografia e na física. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação para que os alunos criem um jogo que envolva o Teorema de Tales, tornando o aprendizado mais envolvente e divertido.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o Teorema de Tales e explicar sua importância na geometria. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão de grupos
Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 alunos.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos: “nome do jogo”, “objetivo do jogo”, “desafios do jogo”, “níveis”, “esquema de recompensas”, “informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Explique cada campo e dê exemplos para ajudar os alunos.Etapa 4 - Criação do jogo
Os alunos irão criar o jogo utilizando o Teorema de Tales como tema. Eles deverão criar desafios que envolvam a aplicação do teorema e definir os níveis de dificuldade. Auxilie os alunos na criação do jogo. Determine um tempo para construírem o jogo.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Os alunos deverão explicar o objetivo do jogo, os desafios, os níveis e o esquema de recompensas. A turma irá avaliar os jogos e escolher o mais engajador.Etapa 6 - Discussão sobre o Teorema de Tales
Conduza uma discussão sobre o Teorema de Tales, utilizando os jogos criados pelos alunos como exemplos práticos. Os alunos poderão tirar dúvidas e discutir sobre a aplicação do teorema em situações reais.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada. Os alunos poderão dar feedback sobre a atividade e sugerir melhorias.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar o Teorema de Tales em situações reais.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Utilizar a metodologia ativa Gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e divertido.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo.
- Clareza na apresentação do jogo.
- Aplicação correta do Teorema de Tales nos desafios criados pelos alunos.
Ações do professor
- Explicar o Teorema de Tales e a metodologia ativa Gamificação.
- Auxiliar os alunos na criação do jogo.
- Conduzir a discussão sobre o Teorema de Tales.
Ações do aluno
- Criar o mapa de registro do jogo.
- Criar o jogo utilizando o Teorema de Tales como tema.
- Apresentar o jogo para a turma.