Aula sobre Teorema De Tales

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Teorema de Tales é um dos conceitos mais importantes da geometria, pois permite a resolução de problemas envolvendo retas paralelas e transversais. Ele é aplicado em diversas áreas, como na construção civil, na cartografia e na engenharia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o teorema de Tales e suas aplicações, utilizando a metodologia ativa de Rotação por estações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância do Teorema de Tales. Em seguida, divida a turma em três grupos, que serão as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Teoria

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo explicativo sobre o Teorema de Tales e suas aplicações. Em seguida, irão responder a algumas questões sobre o conteúdo apresentado.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Exemplos práticos

    Nesta estação, os alunos irão resolver problemas envolvendo o Teorema de Tales, utilizando exemplos práticos como mapas, plantas de casas e diagramas de circuitos elétricos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Jogos

    Nesta estação, os alunos irão jogar um jogo de tabuleiro que envolve o Teorema de Tales. O objetivo do jogo é resolver problemas envolvendo retas paralelas e transversais, utilizando o teorema de Tales.Construa o tabuleiro ou pense em outra dinâmica de jogo que permita essa aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as atividades nas estações, os alunos irão se reunir em grupo para discutir as soluções dos problemas, compartilhar os problemas que elaboraram e discutir as estratégias utilizadas nos jogos

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Reuna a turma e faça uma revisão do conteúdo apresentado. Em seguida, proponha uma atividade em grupo para que os alunos apliquem o que aprenderam.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o engajamento dos alunos no desenvolvimento da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar o Teorema de Tales em situações práticas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Proporcionar uma aula mais dinâmica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em aplicar o Teorema de Tales em situações práticas.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
  • Compreensão do conteúdo apresentado.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia de Rotação por estações.
  • Apresentar o conteúdo de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre o Teorema de Tales.
  • Resolver problemas envolvendo o Teorema de Tales.
  • Jogar o jogo de tabuleiro que envolve o Teorema de Tales.