Aula sobre Teorema De Tales

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Teorema de Tales é um dos conceitos mais importantes da geometria, pois permite a resolução de problemas envolvendo retas paralelas e transversais. Ele é aplicado em diversas áreas, como na arquitetura, na engenharia, na cartografia e na física. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o teorema de Tales e como aplicá-lo em situações práticas. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize-o com exemplos práticos. Em seguida, explique a metodologia da Sala de Aula Invertida e como os alunos irão criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos irão assistir a um vídeo explicativo sobre o Teorema de Tales e responder a algumas questões sobre o assunto. O vídeo pode ser encontrado em plataformas online ou criado pelo próprio professor. É importante que o aluno chegue na sala de aula com a atividade realizada para que o conceito da sala de aula invertida se aplique.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as questões do estudo prévio e tirar dúvidas sobre o tema. Circule pela sala para auxiliar os grupos.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de aplicação do Teorema de Tales, como a determinação da altura de um prédio ou a distância entre dois pontos em um mapa. Os alunos irão discutir em grupo como aplicar o teorema em cada exemplo.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. Eles irão avaliar a atividade e o próprio desempenho, destacando o que foi bom, o que poderia ter sido melhor e o que aprenderam.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template e discutir as avaliações feitas pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e destaque a importância do Teorema de Tales na resolução de problemas práticos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar o Teorema de Tales em situações práticas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar seu próprio desempenho e o da atividade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs completo e bem elaborado.
  • Apresentação clara e objetiva dos exemplos práticos.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Auxiliar os alunos na discussão em grupo e na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar exemplos práticos de aplicação do Teorema de Tales.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre o Teorema de Tales.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.