Aula sobre Teoria Cromatica

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A Teoria Cromática é um tema importante na arte, pois se trata do estudo das cores e suas combinações. É possível encontrar a aplicação da teoria cromática em diversos aspectos do cotidiano, como na moda, na decoração, na publicidade e na arte em geral. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a teoria cromática e como aplicá-la em suas próprias criações artísticas. Utilizando a metodologia ativa Cultura Maker, os alunos criarão um diário de bordo em grupo, onde irão explorar o tema e seus subtópicos, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas e criatividade.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema (10 minutos)

    Inicie a aula apresentando o tema da teoria cromática e sua importância na arte. Serão apresentados exemplos de obras de arte que utilizam a teoria cromática em sua composição.

  2. Etapa 2 - Exploração em grupo (20 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um diário de bordo para registrar suas ideias e descobertas. Cada grupo deverá escolher um problema relacionado à teoria cromática e gerar alternativas de solução.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento em grupo (15 minutos)

    Cada grupo apresentará suas ideias e soluções para a turma, discutindo as diferentes abordagens e soluções encontradas.

  4. Etapa 4 - Aplicação prática (30 minutos)

    Os alunos deverão aplicar a teoria cromática em uma criação artística de sua escolha, utilizando as soluções encontradas em grupo. Poderão escolher entre desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia ou performance.

  5. Etapa 5 - Apresentação das criações (20 minutos)

    Os alunos apresentarão suas criações para a turma, explicando como aplicaram a teoria cromática em sua obra.

  6. Etapa 6 - Reflexão final (10 minutos)

    Conduza uma reflexão final sobre a aula, discutindo as descobertas e aprendizados dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Aplicação correta da teoria cromática na criação artística.
  • Participação ativa e colaboração no trabalho em grupo.
  • Criatividade e originalidade na solução do problema escolhido.
  • Apresentação clara e objetiva da criação artística.
  • Reflexão crítica sobre o processo de criação.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa e a colaboração dos alunos.
  • Conduzir a reflexão final sobre a aula e os aprendizados dos alunos.
  • Orientar os alunos na aplicação da teoria cromática em suas criações artísticas.
  • Avaliar as criações e o processo de aprendizagem dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do trabalho em grupo.
  • Aplicar a teoria cromática em sua criação artística.
  • Apresentar sua criação de forma clara e objetiva.
  • Refletir criticamente sobre o processo de criação e os aprendizados adquiridos.
  • Colaborar com os colegas na discussão das ideias e soluções encontradas.