Aula sobre Teoria Cromatica
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A Teoria Cromática é um tema importante na arte, pois se trata do estudo das cores e suas combinações. É possível encontrar a aplicação da teoria cromática em diversos aspectos do cotidiano, como na moda, na decoração, na publicidade e na arte em geral. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a teoria cromática e como aplicá-la em suas próprias criações artísticas. Utilizando a metodologia ativa Cultura Maker, os alunos criarão um diário de bordo em grupo, onde irão explorar o tema e seus subtópicos, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas e criatividade.
Etapa 1 - Introdução ao tema (10 minutos)
Inicie a aula apresentando o tema da teoria cromática e sua importância na arte. Serão apresentados exemplos de obras de arte que utilizam a teoria cromática em sua composição.Etapa 2 - Exploração em grupo (20 minutos)
Os alunos serão divididos em grupos e receberão um diário de bordo para registrar suas ideias e descobertas. Cada grupo deverá escolher um problema relacionado à teoria cromática e gerar alternativas de solução.Etapa 3 - Compartilhamento em grupo (15 minutos)
Cada grupo apresentará suas ideias e soluções para a turma, discutindo as diferentes abordagens e soluções encontradas.Etapa 4 - Aplicação prática (30 minutos)
Os alunos deverão aplicar a teoria cromática em uma criação artística de sua escolha, utilizando as soluções encontradas em grupo. Poderão escolher entre desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia ou performance.Etapa 5 - Apresentação das criações (20 minutos)
Os alunos apresentarão suas criações para a turma, explicando como aplicaram a teoria cromática em sua obra.Etapa 6 - Reflexão final (10 minutos)
Conduza uma reflexão final sobre a aula, discutindo as descobertas e aprendizados dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
- Estimular a criatividade e a resolução de problemas.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Aplicação correta da teoria cromática na criação artística.
- Participação ativa e colaboração no trabalho em grupo.
- Criatividade e originalidade na solução do problema escolhido.
- Apresentação clara e objetiva da criação artística.
- Reflexão crítica sobre o processo de criação.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Estimular a participação ativa e a colaboração dos alunos.
- Conduzir a reflexão final sobre a aula e os aprendizados dos alunos.
- Orientar os alunos na aplicação da teoria cromática em suas criações artísticas.
- Avaliar as criações e o processo de aprendizagem dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente do trabalho em grupo.
- Aplicar a teoria cromática em sua criação artística.
- Apresentar sua criação de forma clara e objetiva.
- Refletir criticamente sobre o processo de criação e os aprendizados adquiridos.
- Colaborar com os colegas na discussão das ideias e soluções encontradas.