Aula sobre Teoria Cromatica

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A teoria cromática é um assunto importante para a compreensão das cores e suas combinações na arte. É uma teoria que pode ser aplicada em diversas áreas, como moda, design gráfico, publicidade, entre outras. Nesta aula, os alunos serão introduzidos à teoria cromática por meio da metodologia ativa Design Thinking. Eles irão criar um mapa de empatia para entender como as cores são percebidas e utilizadas no cotidiano. A partir disso, irão experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística, como pintura, desenho e colagem.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e explicar a importância da teoria cromática na arte e em outras áreas. Em seguida, explique a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa (30 minutos)

    Proponha que os alunos realizem uma pesquisa sobre a teoria cromática e colete dados de colegas e familiares para entender como as cores são percebidas e utilizadas no seu cotidiano.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações coletadas. Eles irão identificar padrões e tendências nas respostas e compartilhar com a turma.

  4. Etapa 4 - Experimentação (60 minutos)

    Os alunos irão experimentar diferentes formas de expressão artística, como pintura, desenho e colagem, utilizando as informações coletadas no mapa de empatia. Eles irão criar obras de arte que reflitam as percepções e utilizações das cores identificadas na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Análise e reflexão (30 minutos)

    Os alunos irão analisar e refletir sobre as obras de arte criadas. Eles irão identificar as combinações de cores utilizadas e como elas foram aplicadas nas obras. Em seguida, irão compartilhar com a turma suas reflexões e aprendizados.

  6. Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)

    Conclua a aula reforçando os aprendizados e a importância da teoria cromática na arte e em outras áreas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criatividade e originalidade na criação das obras de arte.
  • Capacidade de análise e reflexão sobre as obras criadas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da aula.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos durante a experimentação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar obras de arte que reflitam as percepções e utilizações das cores identificadas no mapa de empatia.
  • Compartilhar reflexões e aprendizados com a turma.