Aula sobre Teoria Cromatica
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A Teoria Cromática é um estudo das cores e suas combinações. Ela é aplicada em diversas áreas, como a arte, a moda, a publicidade e a decoração. Através dela, é possível compreender como as cores se relacionam e como podem ser utilizadas para criar diferentes sensações e emoções. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Teoria Cromática e como aplicá-la em suas próprias criações artísticas. Eles irão criar um template de registro de aprendizagem, com campos de Check-in e Check-out, para acompanhar seu desenvolvimento ao longo da aula.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, no Ensino Híbrido, é necessário que uma etapa seja feita fora do ambiente de sala de aula e de forma autônoma pelos estudantes, portanto apresente o tema Teoria Cromática e oriente que os estudantes realizem uma pesquisa a respeito, a fim de compartilharem seus aprendizados em uma roda de conversa, na próxima aula.Além disso, mostre exemplos de obras de arte que utilizam a Teoria Cromática e como as cores são utilizadas para criar diferentes efeitos.Etapa 2 - Atividade de pesquisa (20 minutos)
Os alunos irão pesquisar sobre as cores primárias, secundárias e terciárias e como elas se relacionam entre si. Eles irão criar um registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out para acompanhar seu desenvolvimento.Etapa 3 - Atividade prática (30 minutos)
Os alunos irão criar uma obra de arte utilizando as cores primárias, secundárias e terciárias. Eles irão aplicar a Teoria Cromática em sua criação, utilizando as cores para criar diferentes sensações e emoções.Etapa 4 - Discussão em grupo (20 minutos)
Os alunos irão compartilhar suas criações e discutir como aplicaram a Teoria Cromática em suas obras de arte. Eles irão avaliar as criações uns dos outros e dar feedbacks construtivos.Etapa 5 - Reflexão (10 minutos)
Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar a Teoria Cromática em suas futuras criações artísticas. Eles irão registrar suas reflexões em seus templates de registro de aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
- Aplicar a Teoria Cromática em suas próprias criações artísticas.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização correta das cores primárias, secundárias e terciárias.
- Aplicação da Teoria Cromática em sua criação artística.
- Participação ativa na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar a Teoria Cromática e explicar como ela é aplicada na arte e em outras áreas.
- Orientar os alunos na atividade de pesquisa e na criação de suas obras de arte.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
Ações do aluno
- Realizar a atividade de pesquisa sobre as cores primárias, secundárias e terciárias.
- Criar uma obra de arte utilizando as cores primárias, secundárias e terciárias e aplicando a Teoria Cromática.
- Participar ativamente da discussão em grupo e dar feedbacks construtivos sobre as criações dos colegas.