Aula sobre Teoria Cromatica
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente o tema e explicar a importância da teoria cromática na arte. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação.Etapa 2 - Rotação por estações (120 minutos)
Organize a turma em três grupos e a sala de aula em três estações, de forma que cada grupo ocupe uma. Oriente que eles deverão ficar 30 minutos na estação, realizando a atividade proposta e que, quando o tempo finalizar, deverão seguir para a estação seguinte.Estação 1: Teoria das cores (40 minutos)
Nesta estação, os alunos irão aprender sobre a teoria das cores e suas combinações. Apresente exemplos de obras de arte que utilizam diferentes combinações de cores e os alunos irão criar uma roda de cores utilizando papel e lápis de cor.
Estação 2: Pintura (40 minutos)
Nesta estação, os alunos irão experimentar diferentes técnicas de pintura utilizando as cores primárias e secundárias. Apresente exemplos de obras de arte que utilizam diferentes técnicas de pintura e os alunos irão criar uma obra de arte utilizando as técnicas aprendidas.
Estação 3: Colagem (40 minutos)
Nesta estação, os alunos irão criar uma colagem utilizando diferentes materiais e cores. Apresente exemplos de obras de arte que utilizam a técnica de colagem e os alunos irão criar uma obra de arte utilizando a técnica aprendida.
Etapa 3 - Roda de conversa (20 minutos)
Ao final das atividades, os alunos irão se reunir em roda para compartilhar suas experiências e obras de arte criadas. Medie a conversa e estimule a análise das cores utilizadas e suas combinações.Etapa 4 - Reflexão (10 minutos)
Proponha uma reflexão sobre a importância das cores na arte e como elas podem ser utilizadas para expressar sentimentos e emoções.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Promover a aprendizagem colaborativa entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Criação de obras de arte criativas e originais.
- Análise crítica das cores utilizadas e suas combinações.
Ações do professor
- Mediar as atividades e estimular a aprendizagem colaborativa entre os alunos.
- Propor reflexões sobre o tema e a importância das cores na arte.
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Criar obras de arte criativas e originais.
- Analisar criticamente as cores utilizadas e suas combinações.