Aula sobre Teoria Cromatica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A teoria cromática é um tema importante na arte, pois se trata do estudo das cores e suas combinações. As cores estão presentes em nosso cotidiano, seja na natureza, na moda, na publicidade, na decoração, entre outros. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística a partir das cores. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema e explicar a importância da teoria cromática na arte. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (120 minutos)

    Organize a turma em três grupos e a sala de aula em três estações, de forma que cada grupo ocupe uma. Oriente que eles deverão ficar 30 minutos na estação, realizando a atividade proposta e que, quando o tempo finalizar, deverão seguir para a estação seguinte.

    Estação 1: Teoria das cores (40 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão aprender sobre a teoria das cores e suas combinações. Apresente exemplos de obras de arte que utilizam diferentes combinações de cores e os alunos irão criar uma roda de cores utilizando papel e lápis de cor.

    Estação 2: Pintura (40 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão experimentar diferentes técnicas de pintura utilizando as cores primárias e secundárias. Apresente exemplos de obras de arte que utilizam diferentes técnicas de pintura e os alunos irão criar uma obra de arte utilizando as técnicas aprendidas.

    Estação 3: Colagem (40 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão criar uma colagem utilizando diferentes materiais e cores. Apresente exemplos de obras de arte que utilizam a técnica de colagem e os alunos irão criar uma obra de arte utilizando a técnica aprendida.


  3. Etapa 3 - Roda de conversa (20 minutos)

    Ao final das atividades, os alunos irão se reunir em roda para compartilhar suas experiências e obras de arte criadas. Medie a conversa e estimule a análise das cores utilizadas e suas combinações.

  4. Etapa 4 - Reflexão (10 minutos)

    Proponha uma reflexão sobre a importância das cores na arte e como elas podem ser utilizadas para expressar sentimentos e emoções.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a aprendizagem colaborativa entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criação de obras de arte criativas e originais.
  • Análise crítica das cores utilizadas e suas combinações.

Ações do professor

  • Mediar as atividades e estimular a aprendizagem colaborativa entre os alunos.
  • Propor reflexões sobre o tema e a importância das cores na arte.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar obras de arte criativas e originais.
  • Analisar criticamente as cores utilizadas e suas combinações.