Aula sobre Teoria Cromatica
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A teoria cromática é um dos fundamentos da arte, que estuda as cores e suas combinações. Ela é utilizada em diversas áreas, como na moda, na publicidade, no design gráfico, na pintura, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a teoria cromática e como ela pode ser aplicada em suas próprias produções artísticas. Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, "que pena", "que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente aos alunos o conceito de teoria cromática e sua importância na arte. Serão apresentados exemplos de obras de arte que utilizam a teoria cromática em sua composição.Etapa 2 - Estudo da teoria cromática (20 minutos)
Os alunos irão assistir a um vídeo explicativo sobre a teoria cromática, que irá abordar os conceitos de cores primárias, secundárias e terciárias, além de apresentar as diferentes combinações de cores.Etapa 3 - Exemplos práticos (30 minutos)
Os alunos irão realizar uma atividade prática de pintura, utilizando as combinações de cores aprendidas na etapa anterior. Disponibilize tintas e pincéis para que os alunos possam criar suas próprias obras de arte.Etapa 4 - Discussão em grupo (20 minutos)
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir suas obras de arte e como utilizaram a teoria cromática em sua composição. Cada grupo irá apresentar sua obra e explicar as escolhas de cores feitas.Etapa 5 - Reflexão individual (10 minutos)
Os alunos irão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, "que pena", "que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 6 - Encerramento (10 minutos)
Faça uma breve reflexão sobre a importância da teoria cromática na arte e como ela pode ser aplicada em diferentes áreas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e discutir ideias.
Critérios de avaliação
- Utilização correta dos conceitos de teoria cromática na obra de arte.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Criatividade e originalidade na criação da obra de arte.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Fornecer materiais para a realização da atividade prática.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo sobre a teoria cromática.
- Criar uma obra de arte utilizando as combinações de cores aprendidas.
- Participar ativamente na discussão em grupo.