Aula sobre Teoria Da Cor

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A teoria da cor é um tema fundamental para a compreensão das artes visuais. Através dela, é possível entender como as cores são formadas e como elas se relacionam entre si. Além disso, a teoria da cor também é aplicada em diversas áreas, como design gráfico, moda, publicidade e até mesmo na produção de alimentos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a teoria da cor utilizando metodologia ativa _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_. Eles irão criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da teoria da cor para as artes visuais. Em seguida, oriente os alunos em uma atividade de brainstorming em grupo para listar as cores que conhecem e como elas são utilizadas em diferentes contextos.

  2. Etapa 2 - Apresentação da metodologia

    Explique a metodologia _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_ e como ela será aplicada nesta aula. Os alunos irão formar duplas e receberão uma folha em branco para criar o mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Oriente os alunos na criação de um mapa conceitual com a ideia central sobre a teoria da cor e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema. Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada dupla irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a discussão e o debate entre os alunos.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como a teoria da cor é aplicada em diferentes contextos, como na produção de alimentos, na moda e no design gráfico.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo como a teoria da cor pode ser aplicada em suas vidas e em suas áreas de interesse.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância da teoria da cor e como ela pode ser aplicada em diferentes áreas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade e clareza do mapa conceitual criado pela dupla.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Compreensão dos alunos sobre a importância da teoria da cor.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema e a metodologia.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a discussão e o debate entre os alunos.
  • Apresentar exemplos práticos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual.
  • Colaborar e trabalhar em equipe com o colega de dupla.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Demonstrar compreensão sobre a importância da teoria da cor.