Aula sobre Teoria Da Cor

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A teoria da cor é um assunto muito importante na arte, pois é através dela que podemos entender como as cores se comportam e interagem umas com as outras. Além disso, a teoria da cor é aplicada em diversas áreas, como moda, design gráfico, decoração, etc. Nesta aula, será trabalhada a teoria da cor de forma prática e criativa, utilizando a metodologia ativa _Cultura Make_r. Os alunos irão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, no qual irão desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, eles poderão aplicar os conceitos aprendidos de forma lúdica e divertida.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da teoria da cor na arte e em outras áreas. Em seguida, mostre exemplos de como as cores são utilizadas em diferentes contextos, como em propagandas, filmes, entre outros.

  2. Etapa 2 - Explorando as cores

    Os alunos irão explorar as cores utilizando tintas e pincéis. Forneça diferentes materiais, como cartolinas, papel sulfite, entre outros, para que os alunos possam misturar as cores e criar novas tonalidades.

  3. Etapa 3 - Teoria da cor

    Explique os conceitos básicos da teoria da cor, como cores primárias, secundárias e terciárias, além de falar sobre a roda de cores. Os alunos irão fazer anotações sobre o assunto em seus cadernos.

  4. Etapa 4 - Criando a fanzine

    Oriente os alunos na criação de uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, na qual irão desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça diferentes materiais, como lápis de cor, canetas coloridas, recortes de revistas, entre outros.

  5. Etapa 5 - Apresentação das fanzines

    Cada aluno irá apresentar sua fanzine para a turma, explicando como aplicou os conceitos aprendidos sobre a teoria da cor em sua criação.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Promova uma discussão em grupo sobre as diferentes abordagens dos alunos em suas fanzines, incentivando-os a compartilhar suas ideias e opiniões.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância da teoria da cor na arte e em outras áreas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais, como a cor.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Aplicar a metodologia ativa _Cultura Maker_ para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Aplicação correta dos conceitos aprendidos sobre a teoria da cor na criação da fanzine.
  • Originalidade e criatividade na criação da fanzine.
  • Participação ativa nas atividades propostas durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da teoria da cor na arte e em outras áreas.
  • Fornecer diferentes materiais para que os alunos possam explorar as cores e criar novas tonalidades.
  • Explicar os conceitos básicos da teoria da cor e incentivar os alunos a fazer anotações em seus cadernos.

Ações do aluno

  • Explorar as cores utilizando tintas e pincéis.
  • Criar sua fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, aplicando os conceitos aprendidos sobre a teoria da cor.
  • Apresentar sua fanzine para a turma e participar da discussão em grupo sobre as diferentes abordagens dos alunos.