Aula sobre Teoria Da Cor
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A teoria da cor é um assunto muito importante para a arte, pois nos ajuda a entender como as cores funcionam e como podemos usá-las para criar diferentes efeitos visuais. As cores estão presentes em todos os lugares, desde as roupas que usamos até as paisagens que vemos, e é por isso que é tão importante aprender sobre elas. Nesta aula, os alunos conhecerão a teoria da cor de uma maneira diferente, utilizando a metodologia ativa _Ensino_ _h__íbrido_. Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de check-in e check-out, para desenvolver o tema.
Etapa 1 - Check-in
Apresente o tema da aula e peça que os alunos registrem suas expectativas e conhecimentos prévios sobre a teoria da cor no template de registro de aprendizagem no campo de check-in. Em seguida, faça uma breve revisão sobre as cores primárias, secundárias e terciárias.Etapa 2 - Atividade prática
Os alunos irão criar um círculo cromático utilizando papel, lápis de cor ou tinta. Explique como funciona o círculo cromático e como as cores se relacionam entre si.Etapa 3 - Check-out
Os alunos irão registrar o que aprenderam na atividade prática e como isso se relaciona com a teoria da cor no campo de check-out do template de registro de aprendizagem. Revise as informações e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 4 - Atividade prática
Oriente os alunos na criação de uma obra de arte utilizando apenas duas cores complementares. Explique o que são cores complementares e como elas podem ser usadas para criar diferentes efeitos visuais.Etapa 5 - Check-out
Os alunos irão registrar o que aprenderam na atividade prática e como isso se relaciona com a teoria da cor no campo de check-out do template de registro de aprendizagem. Revise as informações e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 6 - Atividade prática
Os alunos irão criar uma obra de arte utilizando três cores análogas. Explique o que são cores análogas e como elas podem ser usadas para criar diferentes efeitos visuais.Etapa 7 - Check-out
Os alunos irão registrar o que aprenderam na atividade prática e como isso se relaciona com a teoria da cor no campo de check-out do template de registro de aprendizagem. Revise as informações e esclareça possíveis dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
- Estimular a criatividade e a experimentação dos alunos.
- Promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao seu próprio processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Utilização correta dos conceitos da teoria da cor nas atividades práticas.
- Criatividade e originalidade nas obras de arte produzidas pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Esclarecer possíveis dúvidas e revisar as informações apresentadas.
Ações do aluno
- Registrar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o tema.
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Registrar o que aprenderam nas atividades práticas e como isso se relaciona com a teoria da cor.