Aula sobre Teoria Da Cor

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A teoria da cor é um assunto muito importante para a arte, pois nos ajuda a entender como as cores funcionam e como podemos usá-las para criar diferentes efeitos visuais. As cores estão presentes em todos os lugares, desde as roupas que usamos até as paisagens que vemos, e é por isso que é tão importante aprender sobre elas. Nesta aula, os alunos conhecerão a teoria da cor de uma maneira diferente, utilizando a metodologia ativa _Ensino_ _h__íbrido_. Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de check-in e check-out, para desenvolver o tema.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema da aula e peça que os alunos registrem suas expectativas e conhecimentos prévios sobre a teoria da cor no template de registro de aprendizagem no campo de check-in. Em seguida, faça uma breve revisão sobre as cores primárias, secundárias e terciárias.

  2. Etapa 2 - Atividade prática

    Os alunos irão criar um círculo cromático utilizando papel, lápis de cor ou tinta. Explique como funciona o círculo cromático e como as cores se relacionam entre si.

  3. Etapa 3 - Check-out

    Os alunos irão registrar o que aprenderam na atividade prática e como isso se relaciona com a teoria da cor no campo de check-out do template de registro de aprendizagem. Revise as informações e esclareça possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Oriente os alunos na criação de uma obra de arte utilizando apenas duas cores complementares. Explique o que são cores complementares e como elas podem ser usadas para criar diferentes efeitos visuais.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos irão registrar o que aprenderam na atividade prática e como isso se relaciona com a teoria da cor no campo de check-out do template de registro de aprendizagem. Revise as informações e esclareça possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos irão criar uma obra de arte utilizando três cores análogas. Explique o que são cores análogas e como elas podem ser usadas para criar diferentes efeitos visuais.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Os alunos irão registrar o que aprenderam na atividade prática e como isso se relaciona com a teoria da cor no campo de check-out do template de registro de aprendizagem. Revise as informações e esclareça possíveis dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a experimentação dos alunos.
  • Promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao seu próprio processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Utilização correta dos conceitos da teoria da cor nas atividades práticas.
  • Criatividade e originalidade nas obras de arte produzidas pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Esclarecer possíveis dúvidas e revisar as informações apresentadas.

Ações do aluno

  • Registrar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o tema.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Registrar o que aprenderam nas atividades práticas e como isso se relaciona com a teoria da cor.