Aula sobre Teoria Da Cor

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A teoria da cor é um tema muito importante na arte, pois é a partir dela que é possível entender como as cores se comportam e como utilizá-las para criar diferentes sensações e emoções em obras. Além disso, a teoria da cor está presente em nosso cotidiano, seja na escolha das roupas que vestimos, na decoração de nossas casas ou até mesmo na publicidade. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa _Rotação por estações_, na qual os alunos irão criar diferentes atividades relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da teoria da cor na arte e no cotidiano. Em seguida, divida a turma em três grupos, que serão as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Cores primárias

    Na primeira estação, os alunos irão aprender sobre as cores primárias e como elas são utilizadas na criação de outras cores. Para isso, os alunos irão criar uma roda de cores utilizando papel e lápis de cor. Oriente os alunos e tire dúvidas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Cores complementares

    Na segunda estação, os alunos irão aprender sobre as cores complementares e como elas podem ser utilizadas para criar contrastes e harmonias em uma obra de arte. Para isso, os alunos irão criar uma colagem utilizando papéis coloridos. Oriente os alunos e tire dúvidas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Cores quentes e frias

    Na terceira estação, os alunos irão aprender sobre as cores quentes e frias e como elas podem ser utilizadas para criar diferentes sensações e emoções em uma obra de arte. Para isso, os alunos irão criar uma pintura utilizando tintas guache. Oriente os alunos e tire dúvidas.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Na conclusão, reúna a turma novamente e peça que os alunos apresentem suas criações. Em seguida, faça uma reflexão sobre a importância da teoria da cor na arte e no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Utilização adequada dos materiais e técnicas aprendidas.
  • Criatividade e originalidade nas criações.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia da aula.
  • Orientar os alunos durante as atividades e tirar dúvidas.
  • Fazer uma reflexão sobre a importância da teoria da cor na arte e no cotidiano.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Utilizar adequadamente os materiais e técnicas aprendidas.
  • Criar obras criativas e originais.