Aula sobre Teoria Da Cor

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A teoria da cor é um tema muito importante na arte e na vida cotidiana. As cores têm o poder de transmitir emoções, sensações e significados. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a teoria da cor e como ela é aplicada na arte. Eles também terão a oportunidade de criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos _Que bom_, _Que pena_, _Que tal_, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Isso ajudará a desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a teoria da cor. Em seguida, apresente exemplos de como as cores são utilizadas na arte e na vida cotidiana.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre a teoria da cor e responderão a algumas perguntas sobre o conteúdo. Disponibilize o vídeo e as perguntas com antecedência para que os alunos possam assistir em casa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Estimule uma discussão em grupo sobre as respostas às perguntas do vídeo, peça que os alunos compartilhem suas opiniões sobre a teoria da cor.

  4. Etapa 4 - Exercício prático

    Em seguida, os alunos farão um exercício prático de mistura de cores, utilizando tinta guache. Forneça as tintas e os materiais necessários.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Oriente os alunos na criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos _Que bom_, _Que pena_, _Que tal_, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação e discussão dos templates

    Os alunos apresentarão seus templates e discutirão em grupo as diferentes opiniões e análises sobre a atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância da teoria da cor na arte e na vida cotidiana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Utilizar a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_ para incentivar a participação e o engajamento dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Execução correta do exercício prático de mistura de cores.
  • Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs que reflita uma análise crítica e construtiva da atividade.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Disponibilizar o vídeo e as perguntas com antecedência para que os alunos possam assistir em casa.
  • Fornecer os materiais necessários para o exercício prático de mistura de cores.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Executar corretamente o exercício prático de mistura de cores.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs que reflita uma análise crítica e construtiva da atividade.