Aula sobre Teoria Da Deriva Continental

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A teoria da deriva continental é um tema importante para entendermos a formação dos continentes e a configuração atual de nosso planeta. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia Design Thinking, que nos ajuda a entender as necessidades e perspectivas dos outros. Vamos criar um mapa de empatia para entender como diferentes pessoas veem o mundo e, em seguida, usar essa perspectiva para compreender como a teoria da deriva continental explica a formação das costas brasileira e africana. Para isso, vamos analisar mapas geográficos e imagens de satélite, além de debater sobre o tema em grupo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e suas implicações, explicando como a teoria da deriva continental influencia a formação dos continentes. Em seguida, os alunos fazem uma breve reflexão sobre o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos criam um mapa de empatia em grupos, utilizando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" para entender as diferentes perspectivas sobre a formação das costas brasileira e africana.

  3. Etapa 3 - Análise de imagens de satélite

    Apresenteimagens de satélite das costas brasileira e africana e os alunos debatem sobre as semelhanças e diferenças entre elas. Em seguida, os alunos discutem como a teoria da deriva continental explica essas diferenças.

  4. Etapa 4 - Mapa geográfico

    Os alunos analisam um mapa geográfico e, em grupos, justificam o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes. Cada grupo apresenta suas justificativas para a turma e debatem sobre as diferentes perspectivas.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Façauma síntese da aula, reforçando os principais pontos abordados e tirando as dúvidas dos alunos.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Passe uma tarefa de casa para os alunos, pedindo que eles pesquisem mais sobre a teoria da deriva continental e como ela influencia a formação dos continentes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos por meio da metodologia Design Thinking.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe por meio das atividades em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Qualidade das justificativas apresentadas pelos grupos sobre o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
  • Capacidade dos alunos em analisar e interpretar imagens de satélite e mapas geográficos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e suas implicações de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Fazer perguntas abertas que desafiem os alunos a pensar criticamente sobre o tema.
  • Fazer uma síntese da aula, reforçando os principais pontos abordados.
  • Passar uma tarefa de casa, se necessário, para que os alunos aprofundem seus conhecimentos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.
  • Analisar e interpretar imagens de satélite e mapas geográficos.
  • Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
  • Pesquisar mais sobre o tema, se necessário.