Aula sobre Teoria Da Deriva Continental

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Teoria da Deriva Continental é um tema importante na área da Geologia que explica como os continentes se movimentam ao longo do tempo. Essa teoria foi proposta por Alfred Wegener em 1912 e, desde então, tem sido aprimorada com novas descobertas e tecnologias. O objetivo desta aula é explorar a teoria da deriva continental e justificar o formato das costas brasileira e africana com base nessa teoria. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que permitirá aos alunos discutir e argumentar sobre o tema. Em seguida, eles criarão um template de avaliação por rúbrica para avaliar a si mesmos e aos colegas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a teoria da deriva continental. Em seguida, ele explique brevemente a história da teoria e seus principais conceitos.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos e atribua a cada grupo um mapa-múndi. Peça aos alunos que identifiquem a posição dos continentes em diferentes períodos geológicos e marquem suas localizações no mapa-múndi. Eles devem tentar encontrar evidências para apoiar a teoria da deriva continental.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo apresentará suas descobertas e evidências para a turma. Incentive uma discussão crítica e construtiva sobre as evidências apresentadas.Faça perguntas que comprovem que eles aprenderam o conteúdo, exemplo: Em que se baseia a teoria Alfred Wegener. Leve algumas imagens e peça para que eles identifiquem os continentes, etc.

  4. Etapa 4 - Avaliação por Rúbrica

    Agora, os alunos trabalharão em seus grupos novamente e criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não Desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.

  5. Etapa 5 - Feedback

    Cada grupo apresentará seu template de avaliação para a turma e o professor fornecerá feedback sobre sua clareza e eficácia.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Incentive os alunos a refletirem sobre como a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) os ajudou a aprender sobre a teoria da deriva continental e justificar o formato das costas brasileira e africana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate crítico em relação a um tema científico complexo.
  • Promover a colaboração e a cooperação entre os alunos.
  • Estimular a reflexão sobre a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) como uma forma eficaz de aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta da posição dos continentes em diferentes períodos geológicos.
  • Apresentação de evidências que apoiem a teoria da deriva continental.
  • Criação de um template de avaliação por rúbrica claro e eficaz para justificar o formato das costas brasileira e africana.

Ações do professor

  • Iniciar a aula com uma pergunta aberta para estimular a participação dos alunos.
  • Fornecer feedback construtivo sobre as apresentações dos alunos.
  • Estimular a reflexão sobre a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) como uma forma eficaz de aprendizado.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para identificar a posição dos continentes em diferentes períodos geológicos.
  • Criar um template de avaliação por rúbrica para justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva continental.
  • Participar ativamente das discussões e debates em sala de aula.