Aula sobre Teoria Da Deriva Continental

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A teoria da deriva continental é um tema muito importante na geologia e ajuda a explicar muitos fenômenos que observamos na Terra. Esta teoria sugere que as placas tectônicas que formam a crosta terrestre estão em constante movimento e que os continentes se movem lentamente ao longo do tempo. A ideia de que a Terra está em constante mudança é fascinante e pode ser vista em muitos eventos naturais, como terremotos e vulcões. Nesta aula, vamos usar a metodologia de rotação por estações para entender melhor a teoria da deriva continental e como ela explica o formato das costas brasileira e africana.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique aos alunos sobre a teoria da deriva continental e como ela foi desenvolvida. Em seguida, serão apresentados exemplos de como essa teoria ajuda a explicar os diferentes tipos de terremotos e vulcões que ocorrem em todo o mundo.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Modelagem da Deriva Continental

    Os alunos irão criar modelos de papelão representando as placas tectônicas e como elas se movem. Eles também irão aprender sobre as diferentes camadas da Terra e como elas interagem com as placas tectônicas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Mapas Antigos e Novos

    Os alunos irão comparar mapas antigos e novos e identificar as mudanças no posicionamento dos continentes. Eles irão aprender sobre a história da cartografia e como os mapas foram criados ao longo do tempo.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Reconstrução de Pangeia

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um modelo tridimensional da Pangeia, o supercontinente que existiu há cerca de 300 milhões de anos atrás. Eles irão aprender sobre a formação da Pangeia e como ela se separou para formar os continentes que conhecemos hoje.

  5. Etapa 5 - Discussão e Sistematização do Conhecimento

    Conduza uma discussão em sala de aula para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam em cada estação e como isso se relaciona com a teoria da deriva continental. Ajude os alunos a sistematizarem o conhecimento adquirido.

  6. Etapa 6 - Atividade Avaliativa

    Os alunos irão completar uma atividade avaliativa para demonstrar sua compreensão da teoria da deriva continental e como ela explica o formato das costas brasileira e africana.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor irá encerrar a aula recapitulando os principais conceitos aprendidos e incentivando os alunos a explorarem mais sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Incentivar a curiosidade e o interesse pela geologia e pela ciência.

Critérios de avaliação

  • Demonstrar compreensão da teoria da deriva continental.
  • Utilizar corretamente os conceitos aprendidos para explicar o formato das costas brasileira e africana.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Completar a atividade avaliativa com precisão e clareza.

Ações do professor

  • Explicar claramente os conceitos e objetivos da aula.
  • Fornecer exemplos e materiais didáticos relevantes.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Proporcionar feedback construtivo e orientação individualizada.
  • Encorajar a curiosidade e o interesse dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Completar as tarefas de forma precisa e clara.
  • Demonstrar curiosidade e interesse pelo assunto.
  • Compartilhar ideias e colaborar com os colegas.
  • Demonstrar compreensão e aplicação dos conceitos aprendidos.