Aula sobre Teoria Da Deriva Continental

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Teoria da Deriva Continental é um tema fascinante da Geologia que explica a movimentação das placas tectônicas que compõem a crosta terrestre. Essa teoria foi proposta pelo geólogo alemão Alfred Wegener, que percebeu que as formas dos continentes da Terra poderiam se encaixar como um quebra-cabeça, sugerindo que eles já foram unidos em um único supercontinente. Nesta aula, vamos explorar as evidências que apoiam essa teoria, entender como ela influencia o formato das costas brasileira e africana, e criar um mapa conceitual para organizar nossos conhecimentos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula com uma breve revisão sobre as placas tectônicas, explicando como elas se movem e como a Teoria da Deriva Continental foi proposta. Em seguida, apresente aos alunos um vídeo que mostre como os continentes se movem e como eles já estiveram unidos em um supercontinente.

  2. Etapa 2 - Organização dos Grupos

    Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e entregue a cada grupo uma folha A3 com uma ideia central sobre a Teoria da Deriva Continental. Os alunos devem trabalhar em grupo para elaborar o mapa conceitual, que deve conter a ideia central e oito sub-ideias, com dois níveis de profundidade.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre as evidências que apoiam a Teoria da Deriva Continental, incluindo fósseis, rochas, relevos, clima e paleomagnetismo. Os alunos devem usar livros didáticos e recursos digitais para encontrar informações relevantes e criar um conjunto de informações para cada sub-ideia.

  4. Etapa 4 - Montagem do Mapa Conceitual

    Os alunos devem usar as informações coletadas para montar o mapa conceitual.Oriente os alunos a usar setas e conexões para mostrar como as sub-ideias estão relacionadas à ideia central.

  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma e discutir as informações coletadas para cada sub-ideia. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular o debate.

  6. Etapa 6 - Exemplos Práticos

    Apresenteexemplos práticos sobre como a Teoria da Deriva Continental influencia o formato das costas brasileira e africana. Os alunos devem observar mapas e fotografias para entender como as placas tectônicas se movem e como a deriva continental afeta a formação de montanhas, vulcões e oceanos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula fazendo uma revisão dos principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuar pesquisando sobre o tema. Os alunos devem entregar o mapa conceitual para o professor, que irá avaliar o trabalho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos
  • Desenvolver habilidades de comunicação e debate
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o mundo natural
  • Promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao próprio processo de aprendizagem

Critérios de avaliação

  • Organização e clareza do mapa conceitual
  • Coerência e relevância das informações coletadas
  • Participação e colaboração em grupo
  • Qualidade da apresentação e do debate em grupo
  • Demonstração de habilidades de pesquisa e pensamento crítico

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e organização das informações
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo
  • Fazer perguntas para estimular o debate e a reflexão crítica
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para ilustrar o tema
  • Avaliar o mapa conceitual e o trabalho dos alunos

Ações do aluno

  • Pesquisar e organizar informações relevantes sobre a Teoria da Deriva Continental
  • Trabalhar em grupo para criar o mapa conceitual
  • Participar ativamente do debate em grupo e responder perguntas do professor
  • Observar e analisar exemplos práticos sobre a influência da deriva continental no formato das costas brasileira e africana
  • Demonstrar autonomia e responsabilidade em relação ao próprio processo de aprendizagem.