Aula sobre Teoria Das Placas Tectonicas Parte 2
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A Teoria das Placas Tectônicas é um tema muito importante para entendermos a formação do nosso planeta e os fenômenos que ocorrem na Terra, como terremotos e vulcões. Vamos aprofundar nossos conhecimentos sobre a teoria e entender como ela explica o formato das costas brasileira e africana. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado, criando um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
Etapa 1 - Introdução
Apresentar o tema da aula e explicar a importância da Teoria das Placas Tectônicas para a compreensão dos fenômenos geológicos. Os alunos farão um brainstorming sobre o que já sabem sobre o assunto e poderão fazer perguntas.Etapa 2 - Vídeo explicativo
Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre a Teoria das Placas Tectônicas e responderão a algumas perguntas sobre o conteúdo. Enviar o vídeo com antecedência para que os alunos assistam em casa, caso não haja recursos digitais na escola.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos para discutir como a Teoria das Placas Tectônicas explica o formato das costas brasileira e africana. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 4 - Criação do template de registro de aprendizagem
Os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dar exemplos de como o template pode ser organizado.Etapa 5 - Pesquisa em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e farão uma pesquisa sobre a deriva continental e como ela explica o formato das costas brasileira e africana. Eles deverão preencher seus templates de registro de aprendizagem com as informações encontradas.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Cada grupo apresentará seus resultados para a turma, utilizando o template de registro de aprendizagem criado na etapa 4.Etapa 7 - Fechamento
Fazer o fechamento, reforçando os conceitos aprendidos e respondendo a possíveis dúvidas dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
- Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a autonomia dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade das informações apresentadas nos templates de registro de aprendizagem.
- Qualidade das apresentações dos grupos.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar sua importância.
- Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
- Dar feedbacks construtivos para os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Realizar pesquisas de qualidade sobre o tema.
- Criar um template de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos.