Aula sobre Teoria Das Placas Tectonicas Parte 2
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A Teoria das Placas Tectônicas é um assunto muito importante para o estudo da Terra e sua formação. Ela explica como as placas da crosta terrestre se movem e interagem entre si, dando origem a terremotos, vulcões e formação de montanhas. Para entender melhor esse assunto, é necessário que os alunos tenham conhecimento sobre a estrutura interna da Terra, a composição das rochas e outros conceitos básicos de Geologia. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, onde os alunos serão desafiados a criar um jogo que explique a Teoria das Placas Tectônicas de forma lúdica e divertida.
Gamificação
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula fazendo uma revisão sobre a Teoria das Placas Tectônicas e sua importância para o estudo da Terra. Em seguida, apresente a metodologia ativa Gamificação e explique como ela será utilizada na aula.Etapa 2 - Apresentação do mapa de registro
Apresente aos alunos um modelo de mapa de registro, contendo os campos “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Esquema de Recompensas” e “Por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Em seguida, oriente os alunos a criar um mapa de registro para seus jogos.Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos devem trabalhar em grupos para criar um jogo que explique a Teoria das Placas Tectônicas de forma lúdica e divertida. Eles devem preencher todos os campos do mapa de registro e apresentar o jogo para a turma.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando como funciona e qual é o objetivo.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos jogos, os alunos devem discutir em grupo sobre a Teoria das Placas Tectônicas, apontando as principais características e como ela explica a formação das costas brasileira e africana.Etapa 6 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos na criação dos jogos e na discussão em grupo sobre a Teoria das Placas Tectônicas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a Teoria das Placas Tectônicas de forma lúdica e divertida.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar o formato das costas brasileira e africana com base na Teoria da Deriva dos Continentes.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação dos jogos.
- Criatividade e originalidade do jogo.
- Qualidade da apresentação do jogo.
- Participação na discussão em grupo sobre a Teoria das Placas Tectônicas.
- Capacidade de justificar o formato das costas brasileira e africana com base na Teoria da Deriva dos Continentes.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação dos mapas de registro.
- Estimular a criatividade e a originalidade na criação dos jogos.
- Avaliar a participação dos alunos na criação dos jogos e na discussão em grupo sobre a Teoria das Placas Tectônicas.
- Fornecer feedback aos alunos sobre a qualidade dos jogos e a participação na discussão em grupo.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre a Teoria das Placas Tectônicas e sua importância para o estudo da Terra.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar um jogo que explique a Teoria das Placas Tectônicas de forma lúdica e divertida.
- Preencher todos os campos do mapa de registro.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Participar da discussão em grupo sobre a Teoria das Placas Tectônicas.
- Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na Teoria da Deriva dos Continentes.