Aula sobre Teoria Das Placas Tectonicas Parte 2

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, serão aprofundados os conhecimentos sobre a Teoria das Placas Tectônicas, e entender como o movimento das placas pode justificar o formato das costas brasileira e africana. Esse tema é muito importante para entendermos como a Terra funciona e como ela se transforma ao longo do tempo. Para tornar essa aula mais dinâmica e participativa, será utilizada metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Apresente o tema e os objetivos da aula, explicando aos alunos o que é a Teoria das Placas Tectônicas e como ela pode justificar o formato das costas brasileira e africana.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, para poderem discutir e elaborar suas opiniões sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Debate crítico em grupo

    Cada grupo terá um tempo para discutir e elaborar suas opiniões sobre o tema, utilizando o modelo de avaliação por rubrica. Circule pela sala e acompanhe o trabalho dos grupos, dando suporte e esclarecendo dúvidas.

  4. Etapa 4 - Discussão em plenária

    Após a discussão em grupo, os alunos apresentarão suas opiniões em plenária, discutindo e debatendo sobre as diferentes visões apresentadas. Medie as discussões, estimulando a participação de todos e incentivando o respeito às opiniões divergentes.

  5. Etapa 5 - Conclusões finais

    Faça um resumo das principais conclusões apresentadas pelos grupos e reforçará os objetivos da aula.

  6. Etapa 6 - Atividade extraclasse

    Oferte uma atividade extraclasse, como a elaboração de um texto sobre o tema ou a criação de um mapa interativo das placas tectônicas, para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de argumentação e debate dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por rubrica dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações complementares sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Elaboração de argumentos consistentes e bem fundamentados.
  • Respeito às opiniões divergentes.
  • Utilização adequada do modelo de avaliação por rubrica.
  • Apresentação clara e objetiva das conclusões alcançadas.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema e os objetivos da aula.
  • Dividir a turma em grupos e acompanhar o trabalho dos alunos.
  • Mediar as discussões em plenária e incentivar a participação de todos.
  • Estimular a utilização do modelo de avaliação por rubrica.
  • Fazer um resumo das principais conclusões apresentadas pelos grupos e reforçar os objetivos da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Elaborar argumentos consistentes e bem fundamentados.
  • Respeitar as opiniões divergentes.
  • Utilizar adequadamente o modelo de avaliação por rubrica.
  • Apresentar de forma clara e objetiva as conclusões alcançadas.