Aula sobre Teoria Das Placas Tectonicas Parte 2
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta aula, serão aprofundados os conhecimentos sobre a Teoria das Placas Tectônicas, e entender como o movimento das placas pode justificar o formato das costas brasileira e africana. Esse tema é muito importante para entendermos como a Terra funciona e como ela se transforma ao longo do tempo. Para tornar essa aula mais dinâmica e participativa, será utilizada metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula
Apresente o tema e os objetivos da aula, explicando aos alunos o que é a Teoria das Placas Tectônicas e como ela pode justificar o formato das costas brasileira e africana.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, para poderem discutir e elaborar suas opiniões sobre o tema.Etapa 3 - Debate crítico em grupo
Cada grupo terá um tempo para discutir e elaborar suas opiniões sobre o tema, utilizando o modelo de avaliação por rubrica. Circule pela sala e acompanhe o trabalho dos grupos, dando suporte e esclarecendo dúvidas.Etapa 4 - Discussão em plenária
Após a discussão em grupo, os alunos apresentarão suas opiniões em plenária, discutindo e debatendo sobre as diferentes visões apresentadas. Medie as discussões, estimulando a participação de todos e incentivando o respeito às opiniões divergentes.Etapa 5 - Conclusões finais
Faça um resumo das principais conclusões apresentadas pelos grupos e reforçará os objetivos da aula.Etapa 6 - Atividade extraclasse
Oferte uma atividade extraclasse, como a elaboração de um texto sobre o tema ou a criação de um mapa interativo das placas tectônicas, para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de argumentação e debate dos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade de avaliação por rubrica dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
- Estimular a pesquisa e a busca por informações complementares sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate em grupo.
- Elaboração de argumentos consistentes e bem fundamentados.
- Respeito às opiniões divergentes.
- Utilização adequada do modelo de avaliação por rubrica.
- Apresentação clara e objetiva das conclusões alcançadas.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva o tema e os objetivos da aula.
- Dividir a turma em grupos e acompanhar o trabalho dos alunos.
- Mediar as discussões em plenária e incentivar a participação de todos.
- Estimular a utilização do modelo de avaliação por rubrica.
- Fazer um resumo das principais conclusões apresentadas pelos grupos e reforçar os objetivos da aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Elaborar argumentos consistentes e bem fundamentados.
- Respeitar as opiniões divergentes.
- Utilizar adequadamente o modelo de avaliação por rubrica.
- Apresentar de forma clara e objetiva as conclusões alcançadas.