Aula sobre Teoria Das Placas Tectonicas Parte 2

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Teoria das Placas Tectônicas é um dos principais conceitos da geologia moderna que explica a formação dos continentes e como eles se movem. É importante que os estudantes compreendam como essa teoria é aplicada no cotidiano, como na previsão de terremotos e vulcões. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações para aprofundar o conhecimento sobre a Teoria das Placas Tectônicas. Os estudantes serão divididos em três grupos, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o conceito de Teoria das Placas Tectônicas e sua importância para a geologia. Serão apresentados exemplos práticos de como essa teoria é aplicada no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os estudantes serão divididos em três grupos, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Modelagem de placas tectônicas

    Os alunos desta estação utilizarão massinha de modelar para criar um modelo das placas tectônicas e simular o movimento de cada uma delas.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Análise de imagens de satélite

    Os alunos desta estação analisarão imagens de satélite das costas brasileira e africana. Eles identificarão as semelhanças e diferenças entre as duas costas e justificarão o formato delas com base na teoria da deriva dos continentes.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Simulação de terremotos

    Os alunos desta estação utilizarão um simulador de terremotos para entender como as placas tectônicas se movem e como isso pode causar terremotos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os estudantes retornam para suas mesas e discutem em grupo o que aprenderam em cada estação. Fomente uma discussão entre os grupos atendendo as dúvidas que surgirem.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e sua importância para a geologia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os estudantes.
  • Proporcionar uma aula dinâmica e interativa que facilite o aprendizado dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e construtiva em todas as atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos abordados na aula.
  • Habilidade em justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
  • Trabalho em equipe e cooperação com os colegas.
  • Utilização correta e segura dos materiais e equipamentos utilizados em cada estação.

Ações do professor

  • Orientar e monitorar as atividades de cada grupo.
  • Estimular a participação ativa e construtiva dos alunos.
  • Tirar dúvidas e auxiliar os estudantes em suas atividades.
  • Garantir a segurança dos alunos durante a realização das atividades.
  • Fazer uma avaliação formativa do processo de ensino-aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as atividades propostas.
  • Trabalhar em equipe e cooperar com os colegas.
  • Utilizar corretamente os materiais e equipamentos fornecidos.
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas quando necessário.
  • Demonstrar habilidade em justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.