Aula sobre Teoria Das Placas Tectonicas Parte 2
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A Teoria das Placas Tectônicas é um tema muito importante para o estudo da geologia e tem grande impacto no nosso dia a dia, mesmo que muitas vezes não percebamos. Ela explica como a Terra é dividida em placas gigantes que se movem lentamente sobre o manto terrestre, causando terremotos, vulcões e formando cadeias de montanhas. Nesta aula, serão aprofundados os conceitos acerca da teoria das placas tectônicas, focando na justificativa do formato das costas brasileira e africana, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Preparação
Envie previamente aos estudantes, materiais para estudo sobre a Teoria das Placas Tectônicas e a justificativa do formato das costas brasileira e africana. Podem ser indicados vídeos, textos, infográficos, entre outros.Etapa 2 - Discussão em grupo
Na aula, os alunos serão divididos em grupos para discutir as informações estudadas e responder às perguntas "Que bom, “Que pena”, “Que tal?" sobre o tema. Cada grupo deve apresentar suas respostas e debater com os demais.Etapa 3 - Apresentação de exemplos práticos
Apresente exemplos práticos que ilustrem a Teoria das Placas Tectônicas, como terremotos, vulcões e montanhas, e como isso se relaciona com o formato das costas brasileira e africana.Etapa 4 - Criação do modelo Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal?”, para avaliar a atividade.Etapa 5 - Trabalho em grupo
Os alunos devem trabalhar em grupo para justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes, utilizando o modelo criado na Etapa 4.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar sua justificativa e responder às perguntas dos demais grupos.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos devem usar o modelo criado na Etapa 4 para avaliar a atividade e compartilhar com o restante da turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação em grupo e colaboração.
- Qualidade da justificativa apresentada.
- Uso adequado do modelo Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Selecionar e enviar aos alunos materiais de estudo sobre a Teoria das Placas Tectônicas e a justificativa do formato das costas brasileira e africana.
- Apresentar exemplos práticos para ilustrar o tema.
- Orientar os alunos na criação do modelo Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar o modelo Dinâmica dos 3 Qs.
- Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.