“Teoria” e “Hipótese” na chegada do homem à América

Atualmente moramos Brasil 🇧🇷, mas como foi que os primeiros homens vieram parar aqui? Isso ocorreu há milhares de anos. Nessa aula de História, vamos conversar um pouco sobre o que é uma teoria e o que é uma hipótese, para podermos entender duas principais teorias de povoamento da América... Vem descobrir!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Os cientistas brasileiros Walter Neves e Niède Guidon apresentam teorias diferentes sobre a chegada do ser humano ao continente americano. Qual das alternativas apresenta a teoria defendida por eles?

    A) Walter Neves defende que o homem chegou à América diretamente da África, há cerca de 100 mil anos. Já Niède Guidon defende que os humanos chegaram à América pelo estreito de Bering, há cerca de 12 mil anos.

    B) Walter Neves e Niède Guidon defendem as mesmas teorias que consideram que o homem chegou à América há cerca de 10 mil anos.

    C) Walter Neves defende que o homem chegou à América, através do estreito de Bering, em duas levas: uma há 14 mil anos e outra há 11 mil anos. Já Niède Guidon defende que os humanos chegaram à América há cerca de 100 mil anos pelo do Oceano Atlântico.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A teoria da chegada do homem à América é um tema muito importante para a história mundial e brasileira. Acredita-se que os primeiros habitantes do continente americano vieram da Ásia, atravessando o Estreito de Bering, há cerca de 15 mil anos. No entanto, essa teoria ainda é objeto de muitas discussões e hipóteses. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as teorias e hipóteses da chegada do homem à América, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. Eles irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Entre Pares:

    A teoria da chegada do homem à América é um tema muito interessante e importante para a história mundial. Existem diversas teorias e hipóteses sobre como o homem chegou ao continente americano, e é importante que os alunos conheçam essas teorias e saibam avaliar as evidências que as sustentam. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de trabalhar em grupos e criar um modelo de avaliação por pares. Cada grupo será responsável por avaliar outro grupo, utilizando critérios como organização do trabalho, construção de argumentos, apresentação e comunicação, além de um desempenho geral. Esses critérios devem ser pontuados em uma escala de 1 a 5, a fim de desenvolver o tema principal e seus subtópicos de forma abrangente e consistente.
    Atividade completa
  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A chegada do homem à América é um tema muito importante para a história mundial. Existem diversas teorias e hipóteses sobre como isso aconteceu e é importante que os alunos conheçam essas teorias para entender melhor a história da humanidade. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    A chegada do homem à América é um tema muito importante para a história mundial. Existem diversas teorias e hipóteses sobre como isso aconteceu e é importante que os alunos conheçam essas diferentes perspectivas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para os alunos poderem criar e desenvolver atividades relacionadas ao tema. Dessa forma, eles poderão aprender de forma mais dinâmica e participativa. Alguns exemplos de como esse tema pode ser encontrado no cotidiano dos estudantes são: a presença de povos indígenas no Brasil e a diversidade cultural que temos em nosso país.
    Atividade completa
  7. 7. Ensino Híbrido:

    A chegada do homem à América é um tema fascinante e controverso na História. Existem diversas teorias e hipóteses sobre como e quando isso aconteceu. Nesta aula, serão exploradas de algumas dessas teorias e hipóteses, e entender como os historiadores e arqueólogos trabalham para descobrir a verdade sobre o passado. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado, criando um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
    Atividade completa
  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    A chegada do homem à América é um tema muito importante para a história mundial e para a história do Brasil. Existem diversas teorias e hipóteses sobre como os primeiros seres humanos chegaram ao continente americano. Nesta aula, os estudantes conhecerão algumas dessas teorias e hipóteses e entender como elas foram desenvolvidas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado. Eles irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: