Aula sobre Teoria E Hipotese Na Chegada Do Homem A America

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A chegada do homem à América é um tema fascinante e controverso na História. Existem diversas teorias e hipóteses sobre como e quando isso aconteceu. Nesta aula, serão exploradas de algumas dessas teorias e hipóteses, e entender como os historiadores e arqueólogos trabalham para descobrir a verdade sobre o passado. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado, criando um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Faça uma reflexão sobre o que já sabem sobre a chegada do homem à América e registrarão suas ideias no template de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Faça uma breve contextualização sobre o tema, apresentando as principais teorias e hipóteses sobre a chegada do homem à América. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Os alunos serão agrupados e cada grupo será designado para pesquisar e apresentar uma teoria ou hipótese específica sobre a chegada do homem à América. Durante essa atividade, é essencial que eles utilizem fontes confiáveis para embasar suas pesquisas e registrem suas descobertas em um modelo de registro de aprendizagem. Caso a escola disponha de recursos, é recomendado que os estudantes utilizem computadores ou a internet para aprofundar suas pesquisas.

  4. Etapa 4 - - Apresentação dos grupos

    Cada grupo apresentará sua teoria ou hipótese para a turma, utilizando recursos audiovisuais, como slides ou vídeos. Os demais alunos farão anotações no template de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos farão uma discussão em grupo sobre as teorias e hipóteses apresentadas, comparando e contrastando as informações. Eles deverão registrar suas conclusões no template de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e registrarão suas ideias no template de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Você pode propor uma tarefa de casa para os alunos, como pesquisar mais sobre uma teoria ou hipótese específica, ou escrever um texto sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e argumentação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade das pesquisas e apresentações dos grupos.
  • Capacidade de análise crítica e argumentação.
  • Utilização adequada do template de registro de aprendizagem.
  • Cumprimento da tarefa de casa (se proposta).

Ações do professor

  • Preparar o material necessário para a aula.
  • Orientar os alunos na utilização do template de registro de aprendizagem.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Propor tarefas de casa (se necessário).
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar as pesquisas e apresentações em grupo.
  • Utilizar adequadamente o template de registro de aprendizagem.
  • Fazer anotações durante as apresentações dos grupos.
  • Realizar a tarefa de casa (se proposta).