Aula sobre Teoria E Hipotese Na Chegada Do Homem A America

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A chegada do homem à América é um tema muito importante para a história mundial. Existem diversas teorias e hipóteses sobre como isso aconteceu e é importante que os alunos conheçam essas teorias para entender melhor a história da humanidade. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância de conhecer as teorias sobre a chegada do homem à América. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma teoria ou hipótese para estudar.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre a teoria ou hipótese atribuída ao seu grupo. Eles devem buscar informações em livros, artigos e sites confiáveis.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos irão debater entre si sobre as teorias e hipóteses estudadas. Cada grupo deve apresentar argumentos que sustentem sua teoria ou hipótese.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar as teorias e hipóteses estudadas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template de avaliação por rubrica para a turma. Os alunos devem justificar suas escolhas e explicar por que cada critério foi avaliado daquela forma.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre as teorias e hipóteses estudadas e como elas contribuem para a história da humanidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
  • Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de avaliação por rubrica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Coerência e clareza na apresentação do template de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada.
  • Orientar os alunos na pesquisa e no debate em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre as teorias e hipóteses estudadas.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa de forma responsável e eficiente.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Criar um template de avaliação por rubrica coerente e claro.