Aula sobre Teoria E Hipotese Na Chegada Do Homem A America
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A chegada do homem à América é um tema muito importante para a história mundial. Existem diversas teorias e hipóteses sobre como isso aconteceu e é importante que os alunos conheçam essas teorias para entender melhor a história da humanidade. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância de conhecer as teorias sobre a chegada do homem à América. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma teoria ou hipótese para estudar.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos devem pesquisar sobre a teoria ou hipótese atribuída ao seu grupo. Eles devem buscar informações em livros, artigos e sites confiáveis.Etapa 3 - Debate
Os grupos irão debater entre si sobre as teorias e hipóteses estudadas. Cada grupo deve apresentar argumentos que sustentem sua teoria ou hipótese.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica
Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar as teorias e hipóteses estudadas.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template de avaliação por rubrica para a turma. Os alunos devem justificar suas escolhas e explicar por que cada critério foi avaliado daquela forma.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre as teorias e hipóteses estudadas e como elas contribuem para a história da humanidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
- Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de avaliação por rubrica.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate em grupo.
- Qualidade da pesquisa realizada.
- Coerência e clareza na apresentação do template de avaliação por rubrica.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada.
- Orientar os alunos na pesquisa e no debate em grupo.
- Fazer uma conclusão sobre as teorias e hipóteses estudadas.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa de forma responsável e eficiente.
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Criar um template de avaliação por rubrica coerente e claro.