Aula sobre Teoria E Hipotese Na Chegada Do Homem A America

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A chegada do homem à América é um tema muito importante para a história mundial e para a história do Brasil. Existem diversas teorias e hipóteses sobre como os primeiros seres humanos chegaram ao continente americano. Nesta aula, os estudantes conhecerão algumas dessas teorias e hipóteses e entender como elas foram desenvolvidas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado. Eles irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da chegada do homem à América. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um texto sobre uma teoria ou hipótese diferente.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Para a leitura em casa, disponibilize um texto com o resumo das teorias de ocupação da América. Os alunos deverão ler o material e fazer anotações para se prepararem para as próximas etapas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na sala de aula, em grupos, os alunos se reunirão para discutir o texto que receberam sobre a teoria ou hipótese atribuída. Eles deverão compartilhar suas anotações, trocar ideias e esclarecer dúvidas uns com os outros. Depois, eles criarão um template dos 3Qs e o preencherão. Circule pela sala, orientando e fornecendo suporte quando necessário.

  4. Etapa 4 - Apresentação das teorias

    Cada grupo fará uma apresentação para a turma, compartilhando os principais pontos da teoria ou hipótese que pesquisaram. Eles também apresentarão os 3Qs.

  5. Etapa 5 - Reflexão final

    Faça uma conclusão sobre as teorias e hipóteses apresentadas e como elas contribuem para a compreensão da chegada do homem à América.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações em fontes confiáveis.
  • Desenvolver a capacidade de apresentação e comunicação dos alunos.
  • Estimular a discussão e o debate em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Contribuição para a discussão e o debate em grupo.
  • Compreensão das teorias e hipóteses apresentadas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da chegada do homem à América.
  • Dividir os alunos em grupos e distribuir os textos sobre as teorias e hipóteses.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração das apresentações.
  • Estimular a discussão e o debate em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre as teorias e hipóteses apresentadas.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto em grupo.
  • Realizar a pesquisa sobre a teoria ou hipótese apresentada.
  • Elaborar a apresentação e os recursos visuais.
  • Participar ativamente da discussão e do debate em grupo.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões.