Aula sobre Teoria Sintetica Da Evolucao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O tema da Teoria Sintética da Evolução é fundamental para compreender os processos evolutivos e a diversidade biológica. É importante que os alunos tenham conhecimento sobre as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin, bem como suas semelhanças e diferenças para entender a evolução dos seres vivos. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explicar a importância da Teoria Sintética da Evolução para a Biologia.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente um problema aos alunos para que eles possam refletir e discutir em grupo. Exemplo: "Por que alguns animais são extintos?"

  3. Etapa 3 - Formulação de hipóteses

    Oriente os alunos a formular hipóteses para responder ao problema apresentado.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as hipóteses formuladas e selecionar a que consideram mais adequada para responder ao problema.

  5. Etapa 5 - Pesquisa

    Os alunos irão realizar uma pesquisa em livros e materiais disponíveis sobre as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin e suas semelhanças e diferenças.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar suas pesquisas em grupo e discutir suas hipóteses com a turma.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie com base nas ideias de Lamarck e Darwin, as soluções propostas pelos alunos e mostre os pontos de desenvolvimento no raciocínio de cada grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema.
  • Fomentar o trabalho em grupo e a comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação na discussão em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Clareza e objetividade na apresentação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar a pesquisa.
  • Estimular a discussão em grupo e a reflexão crítica.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo.
  • Realizar a pesquisa em livros e materiais analógicos.
  • Apresentar suas pesquisas e discutir suas hipóteses com a turma.