Aula sobre Teoria Sintetica Da Evolucao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A Teoria Sintética da Evolução é uma teoria que surgiu a partir da integração das ideias de Darwin e Mendel. Essa teoria afirma que a evolução ocorre por meio da seleção natural e da herança genética, e é a base da Biologia moderna. Nessa aula, os alunos irão comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor apresentará o tema da aula e fará uma breve revisão dos conceitos de seleção natural e herança genética. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão uma folha de papel sulfite e canetas coloridas.

  2. Etapa 2 - Problema

    Cada grupo deverá criar uma pergunta relacionada às ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin. Essa pergunta deverá ser escrita na folha de papel sulfite.

  3. Etapa 3 - Diário de Bordo

    Cada grupo deverá criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, com as perguntas, alternativas criadas e justificativas para a resposta escolhida. Esse diário de bordo deverá ser entregue ao professor ao final da aula.

  4. Etapa 4 - Geração de Alternativas

    Cada grupo deverá criar três alternativas de resposta para a pergunta que formulou. Essas alternativas deverão ser escritas na folha de papel sulfite.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo deverá escolher uma das alternativas criadas e justificar por que essa alternativa é a mais adequada. Essa justificativa deverá ser escrita na folha de papel sulfite.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar sua pergunta, as alternativas criadas para ser respondida pelos demais grupos que devem justificar resposta escolhida. A apresentação deverá ser realizada para toda a turma.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Após todas as apresentações, conduza uma discussão com a turma sobre as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin, destacando as semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar os pontos mais relevantes das ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin.
  • Sistematizar as perguntas, alternativas e justificativas criadas pelos grupos.
  • Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento na atividade;
  • Compreensão dos conceitos abordados;
  • Capacidade de comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula;
  • Dividir os alunos em grupos;
  • Entregar o material necessário.
  • Conduzir a discussão em grupo;

Ações do aluno

  • Escutar a apresentação do professor;
  • Formar grupos;
  • Pegar o material necessário.