Aula sobre Teoria Sintetica Da Evolucao
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A Teoria Sintética da Evolução é uma teoria que surgiu a partir da integração das ideias de Darwin e Mendel. Essa teoria afirma que a evolução ocorre por meio da seleção natural e da herança genética, e é a base da Biologia moderna. Nessa aula, os alunos irão comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.
Etapa 1 - Introdução
O professor apresentará o tema da aula e fará uma breve revisão dos conceitos de seleção natural e herança genética. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão uma folha de papel sulfite e canetas coloridas.Etapa 2 - Problema
Cada grupo deverá criar uma pergunta relacionada às ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin. Essa pergunta deverá ser escrita na folha de papel sulfite.Etapa 3 - Diário de Bordo
Cada grupo deverá criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, com as perguntas, alternativas criadas e justificativas para a resposta escolhida. Esse diário de bordo deverá ser entregue ao professor ao final da aula.Etapa 4 - Geração de Alternativas
Cada grupo deverá criar três alternativas de resposta para a pergunta que formulou. Essas alternativas deverão ser escritas na folha de papel sulfite.Etapa 5 - Solução
Cada grupo deverá escolher uma das alternativas criadas e justificar por que essa alternativa é a mais adequada. Essa justificativa deverá ser escrita na folha de papel sulfite.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo deverá apresentar sua pergunta, as alternativas criadas para ser respondida pelos demais grupos que devem justificar resposta escolhida. A apresentação deverá ser realizada para toda a turma.Etapa 7 - Discussão
Após todas as apresentações, conduza uma discussão com a turma sobre as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin, destacando as semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar os pontos mais relevantes das ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin.
- Sistematizar as perguntas, alternativas e justificativas criadas pelos grupos.
- Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento na atividade;
- Compreensão dos conceitos abordados;
- Capacidade de comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula;
- Dividir os alunos em grupos;
- Entregar o material necessário.
- Conduzir a discussão em grupo;
Ações do aluno
- Escutar a apresentação do professor;
- Formar grupos;
- Pegar o material necessário.