Aula sobre Teoria Sintetica Da Evolucao

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula explicando que a teoria da evolução é um dos principais conceitos da biologia e que existem diferentes teorias evolucionistas, como a de Lamarck e a de Darwin. Explique que a teoria sintética da evolução é uma síntese dessas teorias e é atualmente aceita como a explicação mais aceita para a diversidade biológica.

Intencionalidades pedagógicas:

- Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações

- Comparar e analisar diferentes teorias evolucionistas

- Desenvolver habilidades de trabalho em grupo


  1. Etapa 1 - Apresentação do Estudo de Caso

    Apresente um estudo de caso para os alunos, que consistirá em uma situação fictícia em que um grupo de cientistas precisa explicar a diversidade morfológica de uma espécie (ou gênero) de animal. O objetivo é que os alunos identifiquem as semelhanças e diferenças entre as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas pelos cientistas.

  2. Etapa 2 - Criação do template de infográfico

    Os alunos irão criar um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas com as informações sobre as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin. O objetivo é que os alunos organizem as informações e visualizem as semelhanças e diferenças entre as teorias.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos farão uma pesquisa sobre as teorias evolucionistas de Lamarck e Darwin e preencherão as lacunas do template de infográfico. Depois, usarão as teorias para explicar a questão levantada no estudo de caso.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos formarão grupos para discutir as quais aspectos de cada teoria escolheram para justificar a diversidade do animal escolhido.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos apresentarão seus infográficos e hipóteses sobre a diversidade do animal para a turma e serão avaliados pelos colegas e pelo professor.

  6. Etapa 6 - Discussão e síntese

    Conduza uma discussão sobre as semelhanças e diferenças entre as teorias evolucionistas e fará uma síntese das informações apresentadas pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a pesquisa, a criação do infográfico e a apresentação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações
  • Comparar e analisar diferentes teorias evolucionistas
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa e criação do infográfico
  • Qualidade do infográfico criado
  • Participação na discussão em grupo e apresentação

Ações do professor

  • Apresentar o estudo de caso
  • Orientar a criação do infográfico
  • Conduzir a discussão e síntese das informações apresentadas pelos alunos

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre as teorias evolucionistas
  • Criar o infográfico com as informações sobre as teorias
  • Participar da discussão em grupo e apresentação.