Aula sobre Teoria Sintetica Da Evolucao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de começar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a Teoria sintética da Evolução é uma teoria que surgiu a partir da união de duas teorias: a teoria da seleção natural de Darwin e a teoria da herança genética de Mendel. É importante destacar que essa teoria é amplamente aceita pelos cientistas e que é a base da Biologia atual.

Exemplos práticos:

É possível utilizar exemplos práticos, como a seleção artificial realizada pelos seres humanos em animais e plantas, a resistência de bactérias a antibióticos e a adaptação de animais ao ambiente em que vivem.

Intencionalidades pedagógicas:

- Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin

- Identificar semelhanças e diferenças entre as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin

- Entender a importância da Teoria sintética da Evolução para a Biologia atual.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula para os alunos. É importante destacar a importância da Teoria sintética da Evolução para a Biologia atual e sua relação com as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin.

  2. Etapa 2 - Estação 1: Leitura e compreensão

    Nesta estação, os alunos devem ler um texto sobre a Teoria sintética da Evolução e responder a perguntas sobre o conteúdo. Disponibilize os textos e as perguntas em folhas impressas.

  3. Etapa 3 - Estação 2: Debate em grupo

    Nesta estação, os alunos devem discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin. Disponibilize cartões com as ideias principais de cada teoria para ajudar na discussão.

  4. Etapa 4 - Estação 3: Atividade prática

    Nesta estação, os alunos devem realizar uma atividade prática para entender melhor a Teoria sintética da Evolução. Proponha uma atividade de seleção artificial em feijões, por exemplo.

  5. Etapa 5 - Estação 4: Dinâmica dos 3 Qs

    Nesta estação, os alunos devem preencher o template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. Eles devem escrever o que acharam de cada estação (leitura e compreensão, debate em grupo e atividade prática) e dar sugestões para melhorar a atividade.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Nesta etapa, socialize as respostas dos alunos na Dinâmica dos 3 Qs e fazer uma discussão final sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin
  • Identificar semelhanças e diferenças entre as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin
  • Entender a importância da Teoria sintética da Evolução para a Biologia atual.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades em grupo
  • Compreensão do conteúdo
  • Capacidade de relacionar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin com a Teoria sintética da Evolução
  • Criatividade na atividade prática
  • Participação na Dinâmica dos 3 Qs

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula
  • Disponibilizar os materiais necessários para as estações
  • Acompanhar e orientar as atividades dos alunos
  • Socializar as respostas da Dinâmica dos 3 Qs
  • Avaliar o desempenho dos alunos

Ações do aluno

  • Ler e compreender o texto sobre a Teoria sintética da Evolução
  • Discutir em grupo as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin
  • Realizar a atividade prática proposta
  • Preencher o template da Dinâmica dos 3 Qs
  • Participar da discussão final sobre o tema