Aula sobre Teorias Raciais Seculo Xix Racismo Na Sociedade Atual
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O tema "Teorias raciais do século XIX e o racismo na sociedade atual" é de extrema importância para a compreensão da história e da sociedade em que vivemos. É fundamental que os alunos entendam como as ideologias raciais foram criadas e como elas influenciaram a sociedade, principalmente no período do imperialismo europeu. Além disso, é importante que os alunos compreendam como o racismo ainda está presente em nossa sociedade e como ele afeta a vida das pessoas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema e explique as teorias raciais do século XIX e como elas influenciaram a sociedade. Os alunos irão discutir em grupos sobre o assunto e anotar as principais ideias.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão criar um mapa mental sobre o tema, destacando as principais ideias e conceitos. Eles podem utilizar cores e imagens para tornar o mapa mais visual e atrativo.Etapa 3 - Decidir
Os alunos irão escolher um subtema relacionado ao tema principal e irão pesquisar sobre ele. Eles devem escolher um subtema que seja de seu interesse e que possa ser relacionado com a realidade em que vivem. Você pode recomendar como sugestão de subtemas: as teorias raciais do século XIX, o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia, e o racismo na sociedade atual.Etapa 4 - Prototipar
Com base nas pesquisas realizadas, os alunos irão criar um produto final que represente o subtema escolhido. Pode ser um cartaz, um vídeo, uma apresentação de slides, um podcast, entre outros.Etapa 5 - Testar
Os alunos irão apresentar seus produtos finais para a turma e irão discutir sobre o que aprenderam durante o processo. Eles devem destacar as principais ideias e conceitos relacionados ao subtema escolhido.Etapa 6 - Avaliação
Avalie a participação e desemprenho dos alunos na criação e teste do produto final. Dê o feedback pontuando os pontos fortes e sugerindo melhorias possíveis.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese da aula incentivando a reflexão sobre como racismo científico afetou a sociedade brasileira, deixando consequências até os dias atuais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
- Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre o racismo na sociedade atual.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Qualidade do mapa mental criado pelos alunos.
- Relevância e qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos.
- Qualidade do produto final criado pelos alunos.
- Capacidade de apresentação e discussão sobre o subtema escolhido.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar as teorias raciais do século XIX.
- Orientar os alunos durante as etapas do Design Sprint.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Avaliar os produtos finais criados pelos alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre o racismo na sociedade atual.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um mapa mental sobre o tema.
- Escolher um subtema relacionado ao tema principal e realizar pesquisas sobre ele.
- Criar um produto final que represente o subtema escolhido.
- Apresentar o produto final para a turma e discutir sobre o que foi aprendido durante o processo.