Aula sobre Teorias Raciais Seculo Xix Racismo Na Sociedade Atual
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O tema "Teorias raciais do século XIX e o racismo na sociedade atual" é de extrema importância para a compreensão da história e da sociedade em que vivemos. É fundamental que os alunos entendam como as teorias raciais foram criadas e como elas foram utilizadas para justificar a dominação e a exploração de povos considerados inferiores. Além disso, é importante que os alunos compreendam como o racismo ainda está presente em nossa sociedade e como ele afeta a vida de milhões de pessoas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos possam criar um mapa de empatia, a fim de desenvolver a habilidade de estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância de compreender as teorias raciais do século XIX e o racismo na sociedade atual. Serão utilizados exemplos práticos para que os alunos possam entender como o racismo está presente em nosso cotidiano.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um mapa de empatia sobre uma pessoa que sofreu ou sofre com o racismo. Cada grupo irá preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam se colocar no lugar da pessoa e entender como o racismo afeta a vida dela.Etapa 3 - Discussão em grupo
Cada grupo irá apresentar o seu mapa de empatia e os demais alunos irão fazer perguntas e comentários. O objetivo é que os alunos possam entender como o racismo afeta a vida das pessoas de diferentes formas.Etapa 4 - Debate em sala de aula
Conduza um debate em sala de aula sobre as teorias raciais do século XIX e como elas foram utilizadas para justificar a dominação e a exploração de povos considerados inferiores. Utilize exemplos práticos para que os alunos possam entender como o racismo está presente em nossa sociedade.Etapa 5 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância de compreender as teorias raciais do século XIX e o racismo na sociedade atual. Serão utilizados exemplos práticos para que os alunos possam entender como o racismo afeta a vida de milhões de pessoas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
- Estimular a empatia e a compreensão das diferentes formas como o racismo afeta a vida das pessoas.
- Promover o debate e a reflexão sobre as teorias raciais do século XIX e o racismo na sociedade atual.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão das teorias raciais do século XIX e do racismo na sociedade atual.
- Habilidade em estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
- Habilidade em criar um mapa de empatia e entender como o racismo afeta a vida das pessoas.
- Participação no debate em sala de aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância de compreender as teorias raciais do século XIX e o racismo na sociedade atual.
- Conduzir a criação do mapa de empatia e a discussão em grupo.
- Conduzir o debate em sala de aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Concluir a aula reforçando a importância de compreender as teorias raciais do século XIX e o racismo na sociedade atual.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Compreender as teorias raciais do século XIX e o racismo na sociedade atual.
- Criar um mapa de empatia e entender como o racismo afeta a vida das pessoas.
- Participar do debate em sala de aula.
- Refletir sobre a importância de compreender as teorias raciais do século XIX e o racismo na sociedade atual.