Aula sobre Teorias Raciais Seculo Xix Racismo Na Sociedade Atual
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O tema "Teorias raciais do século XIX e o racismo na sociedade atual" é de extrema importância para a compreensão da história e da sociedade em que vivemos. É fundamental que os alunos entendam como as teorias raciais foram criadas e como elas foram utilizadas para justificar a dominação e a exploração de povos considerados inferiores. Além disso, é importante que os alunos compreendam como o racismo ainda está presente em nossa sociedade e como ele afeta a vida de milhões de pessoas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação para que os alunos possam criar um jogo de tabuleiro que aborde o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o tema e seus objetivos. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e receba as instruções para a criação do jogo de tabuleiro.Etapa 2 - Pesquisa
Os grupos terão 40 minutos para pesquisar sobre as teorias raciais do século XIX e o racismo na sociedade atual. Selecione e disponibilize materiais como livros, artigos e vídeos para auxiliar na pesquisa.Etapa 3 - Criação do jogo
Os grupos terão 2 horas para criar o jogo de tabuleiro. Eles deverão criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. O jogo deverá abordar os seguintes subtópicos: as teorias raciais do século XIX, o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia, e o racismo na sociedade atual.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará seu jogo para a turma. Durante a apresentação, os alunos deverão explicar como o jogo aborda os subtópicos e como ele pode ser utilizado para ensinar sobre o tema.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos terão 40 minutos para discutir em grupo sobre os jogos apresentados. Eles deverão avaliar os jogos e discutir como eles podem ser melhorados.Etapa 6 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada. Os alunos também terão a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia."
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Promover a reflexão crítica sobre o tema e a metodologia utilizada.
Critérios de avaliação
- Coerência entre o jogo criado e os subtópicos abordados.
- Criatividade e originalidade na criação do jogo.
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
- Participação e colaboração do grupo durante a criação do jogo.
- Reflexão crítica sobre o tema e a metodologia utilizada.
Ações do professor
- Explicar o tema e seus objetivos.
- Disponibilizar materiais para pesquisa.
- Orientar os grupos na criação do jogo.
- Avaliar os jogos criados pelos grupos.
- Fazer uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as teorias raciais do século XIX e o racismo na sociedade atual.
- Criar um jogo de tabuleiro que aborde os subtópicos propostos.
- Apresentar o jogo criado para a turma.
- Avaliar os jogos criados pelos outros grupos.
- Participar da reflexão crítica sobre o tema e a metodologia utilizada.