Aula sobre Teorias Raciais Seculo Xix Racismo Na Sociedade Atual

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema "Teorias raciais do século XIX e o racismo na sociedade atual" é de extrema importância para a compreensão da história e da sociedade em que vivemos. É fundamental que os alunos entendam como as teorias raciais foram criadas e como elas foram utilizadas para justificar a dominação e a exploração de povos considerados inferiores. Além disso, é importante que os alunos compreendam como o racismo ainda está presente em nossa sociedade e como ele afeta a vida de milhões de pessoas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação para que os alunos possam criar um jogo de tabuleiro que aborde o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o tema e seus objetivos. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e receba as instruções para a criação do jogo de tabuleiro.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos terão 40 minutos para pesquisar sobre as teorias raciais do século XIX e o racismo na sociedade atual. Selecione e disponibilize materiais como livros, artigos e vídeos para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os grupos terão 2 horas para criar o jogo de tabuleiro. Eles deverão criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. O jogo deverá abordar os seguintes subtópicos: as teorias raciais do século XIX, o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia, e o racismo na sociedade atual.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma. Durante a apresentação, os alunos deverão explicar como o jogo aborda os subtópicos e como ele pode ser utilizado para ensinar sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos terão 40 minutos para discutir em grupo sobre os jogos apresentados. Eles deverão avaliar os jogos e discutir como eles podem ser melhorados.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada. Os alunos também terão a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia."
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Promover a reflexão crítica sobre o tema e a metodologia utilizada.

Critérios de avaliação

  • Coerência entre o jogo criado e os subtópicos abordados.
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Participação e colaboração do grupo durante a criação do jogo.
  • Reflexão crítica sobre o tema e a metodologia utilizada.

Ações do professor

  • Explicar o tema e seus objetivos.
  • Disponibilizar materiais para pesquisa.
  • Orientar os grupos na criação do jogo.
  • Avaliar os jogos criados pelos grupos.
  • Fazer uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as teorias raciais do século XIX e o racismo na sociedade atual.
  • Criar um jogo de tabuleiro que aborde os subtópicos propostos.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.
  • Avaliar os jogos criados pelos outros grupos.
  • Participar da reflexão crítica sobre o tema e a metodologia utilizada.