Aula sobre Teorias Raciais Seculo Xix Racismo Na Sociedade Atual

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "Teorias raciais do século XIX e o racismo na sociedade atual" é de extrema importância para a compreensão da história e da sociedade em que vivemos. É fundamental que os alunos entendam como as ideologias raciais foram criadas e como elas influenciaram a sociedade, especialmente no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia. Para tornar a aula mais envolvente e didática, é possível utilizar exemplos práticos, como notícias atuais sobre racismo e discriminação racial, além de vídeos e imagens que ilustrem a temática. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), que permitirá aos alunos desenvolverem habilidades de argumentação e análise crítica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do assunto para a compreensão da história e da sociedade atual. Os alunos serão convidados a compartilhar suas opiniões e experiências sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um subtópico relacionado ao tema, como "O surgimento das teorias raciais no século XIX", "O racismo científico e o determinismo biológico" e "O racismo na sociedade atual".

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo terá 30 minutos para pesquisar sobre o seu subtópico e preparar argumentos para o debate. Disponibilize materiais de apoio, como textos e vídeos, para auxiliar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos irão debater entre si, utilizando o Modelo de Debate Crítico (MDC), sobre os seus subtópicos. Cada grupo terá 10 minutos para apresentar seus argumentos e 5 minutos para responder às perguntas dos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos grupos no debate.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e convide os alunos a compartilhar suas reflexões sobre o debate.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Compreender as relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Argumentação clara e coerente.
  • Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
  • Respeito às opiniões dos outros grupos.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do assunto.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa.
  • Mediar o debate e estimular a participação dos alunos.
  • Auxiliar na criação do template de avaliação por rubrica.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e estimular a reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Pesquisar sobre o subtópico do seu grupo.
  • Criar argumentos claros e coerentes.
  • Respeitar as opiniões dos outros grupos.
  • Refletir criticamente sobre o tema.