Aula sobre Teorias Raciais Seculo Xix Racismo Na Sociedade Atual
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema, explique as teorias raciais do século XIX e como elas influenciaram a sociedade, logo contextualize-o com exemplos atuais de racismo.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida os alunos em três grupos, que serão as estações. Explique sobre a metodologia “Rotação por estações” e defina com eles o tempo de duração.Etapa 3 - Rotação por estações
Estação 1 - Teorias raciais do século XIXNesta estação, os alunos assistirão a um vídeo sobre as teorias raciais do século XIX e farão uma atividade em grupo para identificar as principais características dessas teorias e como elas foram utilizadas para justificar a colonização e a exploração de povos africanos e asiáticos pelos europeus. Você deve selecionar o vídeo e preparar a atividade previamente.
Estação 2 - Racismo na sociedade atual
Nesta estação, os alunos farão uma pesquisa em grupo sobre casos recentes de racismo na sociedade brasileira e mundial. Eles deverão apresentar exemplos concretos e discutir como esses casos estão relacionados com as teorias raciais do século XIX.
Estação 3 - Impactos do racismo na África e na Ásia
Nesta estação, os alunos farão uma atividade em grupo para identificar os impactos do racismo na África e na Ásia, especialmente no contexto do imperialismo europeu. Eles deverão apresentar exemplos concretos e discutir como esses impactos ainda afetam a vida das pessoas nessas regiões.
Etapa 4 - Debate
Cada grupo deve apresentar as principais informações de cada estação para a turma. Em seguida, os alunos farão um debate sobre como cada informação se relacionam entre si.Etapa 5 - Conclusão
Reúna a turma e faça uma discussão geral sobre as atividades realizadas nas estações. Os alunos deverão compartilhar as principais conclusões e aprendizados que tiveram durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
- Estimular a pesquisa e a análise crítica de casos recentes de racismo na sociedade brasileira e mundial.
- Promover a reflexão sobre a importância de combater o racismo em nossa sociedade atual.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos sobre casos recentes de racismo.
- Capacidade dos alunos em estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos atuais de racismo.
- Dividir a turma em grupos e orientar as atividades em cada estação.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Conduzir a discussão geral sobre as atividades realizadas nas estações.
- Fornecer feedbacks aos alunos sobre o desempenho nas atividades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
- Realizar pesquisas sobre casos recentes de racismo na sociedade brasileira e mundial.
- Identificar as principais características das teorias raciais do século XIX e como elas foram utilizadas para justificar a colonização e a exploração de povos africanos e asiáticos pelos europeus.
- Identificar os impactos do racismo na África e na Ásia, especialmente no contexto do imperialismo europeu.
- Compartilhar as principais conclusões e aprendizados que tiveram durante a aula.