Aula sobre Teorias Raciais Seculo Xix Racismo Na Sociedade Atual

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Teorias raciais do século XIX e o racismo na sociedade atual" é de extrema importância para entendermos como as ideologias racistas foram construídas e como elas ainda estão presentes em nossa sociedade. É importante que os alunos compreendam como essas teorias foram utilizadas para justificar a dominação de povos colonizados e como elas ainda influenciam as relações sociais e políticas. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem. Eles criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias, aprofundando o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve explicação sobre o tema e sua importância. Em seguida, apresentará um vídeo curto sobre o assunto, que pode ser encontrado no YouTube ou em outras plataformas digitais. O vídeo deve ser escolhido previamente pelo professor e deve ser adequado à faixa etária dos alunos.

  2. Etapa 2 - Leitura e análise de textos

    Selecione e entregue aos alunos um texto sobre as teorias raciais do século XIX e o racismo na sociedade atual. O texto pode ser impresso ou disponibilizado em formato digital. Os alunos terão 20 minutos para ler e fazer anotações sobre as ideias principais do texto. Em seguida, eles se dividirão em grupos de quatro e terão mais 20 minutos para discutir o texto e elaborar um resumo coletivo.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias, divididas em dois níveis de profundidade. O mapa pode ser feito em papel ou em plataformas digitais, como o MindMeister ou o Coggle. Oriente os alunos na criação do mapa, dando sugestões de como organizar as informações e como relacionar as ideias.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos na apresentação e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos se dividirão em grupos de quatro novamente e terão 20 minutos para discutir as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados. Em seguida, eles terão mais 20 minutos para discutir como as teorias raciais do século XIX influenciaram o imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e incentive os alunos a refletirem sobre como as ideologias racistas continuam presentes em nossa sociedade e como podemos combatê-las.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
  • Estimular a reflexão crítica sobre as teorias raciais do século XIX e sua influência na sociedade atual.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Elaboração de um mapa conceitual claro e organizado.
  • Capacidade de estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre o tema.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Selecionar um vídeo curto e adequado à faixa etária dos alunos para introduzir o tema.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação de todos os alunos nas discussões em grupo.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão crítica sobre o tema.
  • Fazer uma breve conclusão sobre o tema e incentivar os alunos a refletirem sobre como as ideologias racistas continuam presentes em nossa sociedade e como podemos combatê-las.

Ações do aluno

  • Ler e fazer anotações sobre as ideias principais do texto.
  • Discutir o texto em grupo e elaborar um resumo coletivo.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias, divididas em dois níveis de profundidade.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados e como as teorias raciais do século XIX influenciaram o imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.