Teorias sobre a chegada do homem na América

Já vimos sobre nossos ancestrais, arte rupestre e muito mais. Mas como ocorreu a chegada do homem ao nosso continente americano? Já ouviu falar no Estreito de Bering? Glaciação (aquela mesma do filme A Era do Gelo)?

Acompanhe o vídeo para entender mais sobre isso nessa aula de História... 🕺🏾

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Quais são as duas teorias sobre o povoamento da América?

    A) Uma teoria defende que o ser humano teria atravessado o Estreito de Bering; outra teoria diz que teria vindo navegando da Oceania.

    B) As duas teorias defendem que o homem surgiu na África e vieram para a América pelo Estreito de Bering.

    C) Uma teoria defende que o homem atravessou o Estreito de Bering e a outra defende que o homem tenha surgido na América.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A chegada do homem na América é um tema fascinante e controverso na História. Existem diversas teorias sobre como os primeiros habitantes chegaram ao continente americano, e esse momento tem como objetivo apresentar algumas dessas teorias e desenvolver a habilidade dos alunos em identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Essa atividade permitirá que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, análise crítica e trabalho em equipe.
    Atividade completa
  4. 4. Design Sprint:

    A chegada do homem na América é um tema fascinante e controverso na História. Existem diversas teorias sobre como e quando os primeiros seres humanos chegaram ao continente americano. Vamos explorar algumas dessas teorias e entender como elas foram desenvolvidas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que vai nos ajudar a criar um template de 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar as teorias sobre a chegada do homem na América. Com essa metodologia, os alunos vão desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese, além de trabalhar em equipe e desenvolver a criatividade.
    Atividade completa
  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A chegada do homem na América é um tema fascinante e controverso na História. Existem diversas teorias sobre como e quando os primeiros seres humanos chegaram ao continente americano. Vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir as diferentes teorias e desenvolver a habilidade dos alunos em identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano. Para isso, os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    A chegada do homem na América é um tema fascinante e controverso na História. Existem diversas teorias sobre como os primeiros habitantes chegaram ao continente americano, e cada uma delas apresenta evidências e argumentos diferentes. Vamos explorar algumas dessas teorias e entender como elas se relacionam com a geografia e a história do continente. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes sobre o tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
    Atividade completa
  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    A chegada do homem na América é um tema fascinante e controverso na História. Existem diversas teorias sobre como os primeiros habitantes chegaram ao continente americano, e esse momento tem como objetivo apresentar algumas dessas teorias e desenvolver a habilidade dos alunos em identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Essa metodologia permite que os alunos sejam protagonistas do seu próprio aprendizado, desenvolvendo habilidades como pesquisa, análise crítica e comunicação.
    Atividade completa
  8. 8. Estudo de Caso:

    A chegada do homem na América é um tema muito importante para a história do continente. Existem diversas teorias sobre como os primeiros habitantes chegaram aqui, e é importante que os alunos conheçam essas teorias e saibam identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano. Utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso para que os alunos possam pesquisar e apresentar suas próprias teorias sobre a chegada do homem na América. Para isso, os alunos serão divididos em grupos e terão que identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Ao final, os alunos deverão criar infográficos que poderão ser distribuídos na comunidade, contribuindo para a disseminação da informação.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: