Aula sobre Teorias Sobre A Chegada Do Homem Na America

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A chegada do homem na América é um tema muito importante para a história do continente. Existem diversas teorias sobre como os primeiros habitantes chegaram aqui, e é importante que os alunos conheçam essas teorias e saibam identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano. Utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso para que os alunos possam pesquisar e apresentar suas próprias teorias sobre a chegada do homem na América. Para isso, os alunos serão divididos em grupos e terão que identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Ao final, os alunos deverão criar infográficos que poderão ser distribuídos na comunidade, contribuindo para a disseminação da informação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da chegada do homem na América. Em seguida, explique a metodologia Estudo de Caso e como ela será aplicada.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão escolher um tema relacionado à chegada do homem na América para pesquisar e apresentar.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Os grupos deverão identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados e informações sobre o problema identificado.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos deverão analisar o contexto do problema, identificando suas causas e possíveis soluções.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, identificando semelhanças e diferenças.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Os grupos deverão propor soluções para o problema identificado, pensando em ações que possam contribuir para a disseminação da informação.

  8. Etapa 8 - Criação dos infográficos

    Os grupos deverão criar infográficos que apresentem as informações coletadas e as soluções propostas. Esses infográficos poderão ser distribuídos na comunidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
  • Estimular a pesquisa e a coleta de dados.
  • Desenvolver a capacidade de análise e comparação de informações.
  • Estimular a criatividade e a produção de infográficos.
  • Contribuir para a disseminação da informação sobre a chegada do homem na América.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara do problema.
  • Coleta de dados e informações relevantes.
  • Análise do contexto e identificação de causas e soluções.
  • Comparação de dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais.
  • Qualidade e objetividade dos infográficos produzidos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da chegada do homem na América.
  • Explicar a metodologia Estudo de Caso e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar os grupos na escolha do tema e na identificação do problema.
  • Auxiliar os grupos na coleta de dados e informações.
  • Estimular a criatividade e a produção de infográficos.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado à chegada do homem na América para pesquisar e apresentar.
  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
  • Realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados e informações.
  • Analisar o contexto do problema, identificando suas causas e possíveis soluções.
  • Propor soluções criativas e viáveis, bem como criar infográficos que apresentem as informações coletadas e as soluções propostas.