Aula sobre Teorias Sobre A Chegada Do Homem Na America
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A chegada do homem na América é um tema muito importante para a história do continente. Existem diversas teorias sobre como os primeiros habitantes chegaram aqui, e é importante que os alunos conheçam essas teorias e saibam identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano. Utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso para que os alunos possam pesquisar e apresentar suas próprias teorias sobre a chegada do homem na América. Para isso, os alunos serão divididos em grupos e terão que identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Ao final, os alunos deverão criar infográficos que poderão ser distribuídos na comunidade, contribuindo para a disseminação da informação.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da chegada do homem na América. Em seguida, explique a metodologia Estudo de Caso e como ela será aplicada.Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema
Os alunos serão divididos em grupos e deverão escolher um tema relacionado à chegada do homem na América para pesquisar e apresentar.Etapa 3 - Identificação do problema
Os grupos deverão identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentar para a turma.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os grupos deverão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados e informações sobre o problema identificado.Etapa 5 - Análise do contexto
Os grupos deverão analisar o contexto do problema, identificando suas causas e possíveis soluções.Etapa 6 - Comparação
Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, identificando semelhanças e diferenças.Etapa 7 - Soluções
Os grupos deverão propor soluções para o problema identificado, pensando em ações que possam contribuir para a disseminação da informação.Etapa 8 - Criação dos infográficos
Os grupos deverão criar infográficos que apresentem as informações coletadas e as soluções propostas. Esses infográficos poderão ser distribuídos na comunidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
- Estimular a pesquisa e a coleta de dados.
- Desenvolver a capacidade de análise e comparação de informações.
- Estimular a criatividade e a produção de infográficos.
- Contribuir para a disseminação da informação sobre a chegada do homem na América.
Critérios de avaliação
- Identificação clara do problema.
- Coleta de dados e informações relevantes.
- Análise do contexto e identificação de causas e soluções.
- Comparação de dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais.
- Qualidade e objetividade dos infográficos produzidos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da chegada do homem na América.
- Explicar a metodologia Estudo de Caso e como ela será aplicada na aula.
- Orientar os grupos na escolha do tema e na identificação do problema.
- Auxiliar os grupos na coleta de dados e informações.
- Estimular a criatividade e a produção de infográficos.
Ações do aluno
- Escolher um tema relacionado à chegada do homem na América para pesquisar e apresentar.
- Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
- Realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados e informações.
- Analisar o contexto do problema, identificando suas causas e possíveis soluções.
- Propor soluções criativas e viáveis, bem como criar infográficos que apresentem as informações coletadas e as soluções propostas.