Aula sobre Teorias Sobre A Chegada Do Homem Na America

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A chegada do homem na América é um tema fascinante e controverso na História. Existem diversas teorias sobre como e quando os primeiros seres humanos chegaram ao continente americano. Vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir as diferentes teorias e desenvolver a habilidade dos alunos em identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano. Para isso, os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e as diferentes teorias sobre a chegada do homem na América. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá escolher uma teoria para defender.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos terão que pesquisar sobre a teoria escolhida e preparar argumentos para defender sua posição.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos irão debater entre si, defendendo suas teorias e refutando as teorias dos outros grupos. Faça a mediação do debate e garanta que todos tenham a oportunidade de falar.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rúbrica

    Os grupos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template de avaliação por rúbrica e justificar os critérios escolhidos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese do debate e destaque os pontos mais relevantes discutidos pelos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
  • Promover a cooperação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Coerência dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Participação e engajamento dos alunos no debate.

Ações do professor

  • Mediar o debate e garantir que todos tenham a oportunidade de falar.
  • Orientar os grupos na criação do template de avaliação por rúbrica.
  • Fazer uma síntese do debate e destacar os pontos mais relevantes discutidos pelos grupos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a teoria escolhida e preparar argumentos para defender sua posição.
  • Participar ativamente do debate, defendendo sua teoria e refutando as teorias dos outros grupos.
  • Criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.