Aula sobre Teorias Sobre A Chegada Do Homem Na America

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A chegada do homem na América é um tema fascinante e controverso na História. Existem diversas teorias sobre como os primeiros habitantes chegaram ao continente americano, e cada uma delas apresenta evidências e argumentos diferentes. Vamos explorar algumas dessas teorias e entender como elas se relacionam com a geografia e a história do continente. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes sobre o tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique as diferentes teorias sobre a chegada do homem na América. Será feita uma breve contextualização histórica e geográfica do continente.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Teoria do Estreito de Bering

    Os alunos irão assistir a um vídeo explicativo sobre a teoria do Estreito de Bering, que propõe que os primeiros habitantes da América chegaram ao continente através de uma ponte de gelo que ligava a Ásia à América do Norte. Em seguida, os alunos irão responder a um questionário sobre o vídeo e discutir em grupo as evidências e argumentos apresentados.

    Estação 2 - Teoria da Costa do Pacífico

    Os alunos irão ler um texto sobre a teoria da Costa do Pacífico, que propõe que os primeiros habitantes da América chegaram ao continente através de barcos que navegaram pela costa do Pacífico. Em seguida, os alunos irão responder a um questionário sobre o texto e discutir em grupo as evidências e argumentos apresentados.

    Estação 3 - Teoria da Sibéria

    Os alunos irão ler um texto sobre a teoria da Sibéria, que propõe que os primeiros habitantes da América chegaram ao continente através de uma rota terrestre que passava pela Sibéria e pelo Alasca. Em seguida, os alunos irão responder a um questionário sobre o texto e discutir em grupo as evidências e argumentos apresentados.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Faça uma síntese das diferentes teorias apresentadas. Os alunos irão discutir em grupo qual teoria eles consideram mais plausível e apresentar suas conclusões para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
  • Estimular o trabalho em grupo e a discussão crítica sobre diferentes teorias históricas.
  • Promover a reflexão sobre a importância da geografia na história e na cultura dos povos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Compreensão das diferentes teorias apresentadas.
  • Capacidade de argumentação e defesa de ideias.
  • Identificação correta das rotas de povoamento no território americano.
  • Coerência e clareza na apresentação das conclusões.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos nas atividades em grupo.
  • Estimular a discussão crítica e a reflexão sobre o tema.
  • Fazer sínteses e conexões entre as diferentes teorias apresentadas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Ler e compreender os textos e vídeos apresentados.
  • Discutir em grupo as evidências e argumentos apresentados.
  • Apresentar suas conclusões de forma clara e coerente.
  • Respeitar as opiniões e ideias dos colegas.