Aula sobre Teorias Sobre A Chegada Do Homem Na America
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A chegada do homem na América é um tema fascinante e controverso na História. Existem diversas teorias sobre como os primeiros habitantes chegaram ao continente americano, e esse momento tem como objetivo apresentar algumas dessas teorias e desenvolver a habilidade dos alunos em identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Essa metodologia permite que os alunos sejam protagonistas do seu próprio aprendizado, desenvolvendo habilidades como pesquisa, análise crítica e comunicação.
Etapa 1 - Introdução
Inicie apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos. Serão apresentadas algumas teorias sobre a chegada do homem na América e a importância de entendermos como isso aconteceu. Explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos terão acesso a materiais previamente selecionados, como textos, vídeos e imagens, para pesquisar sobre as teorias da chegada do homem na América. Eles deverão utilizar esses materiais para preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos se reunirão em grupos para discutir as informações que encontraram e compartilhar suas opiniões sobre as teorias apresentadas. Auxilie e oriente os alunos quando necessário.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo apresentará suas conclusões e opiniões sobre as teorias da chegada do homem na América. Incentive a participação de todos os alunos e estimule o debate.Etapa 5 - Atividade prática
Os alunos receberão um mapa da América e deverão identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano, utilizando as informações que pesquisaram e discutiram em grupo.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos utilizarão o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões sobre o que foi bom, o que foi ruim e o que poderia ser melhorado.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
- Estimular a pesquisa, análise crítica e comunicação dos alunos.
- Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na pesquisa e discussão em grupo.
- Qualidade da apresentação das conclusões e opiniões dos grupos.
- Precisão na identificação geográfica das rotas de povoamento no mapa.
Ações do professor
- Selecionar materiais de pesquisa adequados para os alunos.
- Orientar e auxiliar os alunos durante a atividade prática.
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as teorias da chegada do homem na América.
- Discutir em grupo as informações encontradas e compartilhar opiniões.
- Identificar geograficamente as rotas de povoamento no mapa.