Aula sobre Terremotos No Brasil
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Os terremotos são fenômenos naturais que ocorrem em todo o mundo, mas você sabia que o Brasil também está sujeito a terremotos? Embora sejam raros, esses eventos podem acontecer em nosso país devido à movimentação das placas tectônicas. Na aula de hoje, vamos aprender sobre os terremotos no Brasil, como eles ocorrem, quais são as suas causas e consequências. Utilizando a metodologia ativa Design Sprint, os alunos vão criar um template de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula explicando o que são terremotos e como eles são causados. Em seguida, deve explicar aos alunos como os terremotos ocorrem no Brasil e quais são as suas consequências.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos devem fazer uma pesquisa sobre os terremotos no Brasil e criar um esboço do que eles aprenderam. Incentive os alunos a fazerem perguntas e a discutirem o que eles acharam mais interessante sobre o tema.Etapa 3 - Decidir
Os alunos devem decidir quais são os aspectos mais importantes dos terremotos no Brasil e escolher um para aprofundar. Ajude os alunos a escolherem um aspecto do tema que seja mais relevante ou que eles tenham mais interesse em aprender.Etapa 4 - Prototipar
Com base na escolha da etapa anterior, os alunos devem criar um protótipo de um projeto que explique o aspecto escolhido dos terremotos no Brasil. Incentive os alunos a serem criativos e a utilizarem diferentes formas de apresentação, como textos, imagens, gráficos ou vídeos.Etapa 5 - Testar
Os alunos devem apresentar seus projetos para a turma e receber feedback dos colegas e do professor. Ajude os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e a identificarem as principais lições da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar fenômenos naturais e justificar a ocorrência desses fenômenos no Brasil.
- Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em equipe e apresentar seus projetos de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Compreensão do tema e das causas dos terremotos no Brasil.
- Qualidade do projeto desenvolvido pelos alunos.
- Participação dos alunos durante a aula e durante a apresentação dos projetos.
Ações do professor
- Explicar os conceitos e as causas dos terremotos no Brasil.
- Orientar os alunos durante as diferentes etapas do Design Sprint.
- Dar feedback para os alunos e ajudá-los a desenvolver seus projetos.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas sobre terremotos no Brasil.
- Trabalhar em equipe para desenvolver um projeto sobre o tema.
- Apresentar seus projetos de forma clara e objetiva para a turma.