Aula sobre Terremotos No Brasil

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os terremotos são fenômenos naturais que ocorrem em todo o mundo, mas você sabia que o Brasil também está sujeito a terremotos? Embora sejam raros, esses eventos podem acontecer em nosso país devido à movimentação das placas tectônicas. Na aula de hoje, vamos aprender sobre os terremotos no Brasil, como eles ocorrem, quais são as suas causas e consequências. Utilizando a metodologia ativa Design Sprint, os alunos vão criar um template de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula explicando o que são terremotos e como eles são causados. Em seguida, deve explicar aos alunos como os terremotos ocorrem no Brasil e quais são as suas consequências.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem fazer uma pesquisa sobre os terremotos no Brasil e criar um esboço do que eles aprenderam. Incentive os alunos a fazerem perguntas e a discutirem o que eles acharam mais interessante sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos devem decidir quais são os aspectos mais importantes dos terremotos no Brasil e escolher um para aprofundar. Ajude os alunos a escolherem um aspecto do tema que seja mais relevante ou que eles tenham mais interesse em aprender.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base na escolha da etapa anterior, os alunos devem criar um protótipo de um projeto que explique o aspecto escolhido dos terremotos no Brasil. Incentive os alunos a serem criativos e a utilizarem diferentes formas de apresentação, como textos, imagens, gráficos ou vídeos.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos devem apresentar seus projetos para a turma e receber feedback dos colegas e do professor. Ajude os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e a identificarem as principais lições da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar fenômenos naturais e justificar a ocorrência desses fenômenos no Brasil.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em equipe e apresentar seus projetos de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema e das causas dos terremotos no Brasil.
  • Qualidade do projeto desenvolvido pelos alunos.
  • Participação dos alunos durante a aula e durante a apresentação dos projetos.

Ações do professor

  • Explicar os conceitos e as causas dos terremotos no Brasil.
  • Orientar os alunos durante as diferentes etapas do Design Sprint.
  • Dar feedback para os alunos e ajudá-los a desenvolver seus projetos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre terremotos no Brasil.
  • Trabalhar em equipe para desenvolver um projeto sobre o tema.
  • Apresentar seus projetos de forma clara e objetiva para a turma.