Aula sobre Terremotos No Brasil

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os terremotos são fenômenos naturais que ocorrem quando as placas tectônicas se movimentam e geram ondas sísmicas. Apesar de ser um assunto comum em países como o Japão, muitos brasileiros não sabem que o Brasil também é suscetível a terremotos. Por isso, nesta aula, os alunos aprenderão sobre a ocorrência de terremotos no Brasil e os fatores que os causam. A metodologia utilizada será a gamificação, em que os estudantes criarão um jogo de tabuleiro sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza o tema dos terremotos no Brasil, explicando o que são terremotos e como eles ocorrem. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o assunto e prender a atenção dos alunos.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para desenvolverem o jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre terremotos no Brasil

    Cada grupo fará uma pesquisa sobre os terremotos no Brasil, suas causas,consequências e curiosidades.Forneça materiais para pesquisa, como livros e sites.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo de tabuleiro

    Com base nas informações pesquisadas, os grupos criarão um jogo de tabuleiro sobre terremotos no Brasil. O jogo deve conter um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma. Os demais alunos jogarão o jogo criado pelo grupo e farão perguntas sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, a turma fará uma discussão em grupo sobre o que aprenderam e curiosidades sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Faça a avaliação da aula e dos jogos criados pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar fenômenos naturais, como terremotos, e relacioná-los ao modelo das placas tectônicas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações sobre um assunto específico.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Qualidade das informações apresentadas no jogo.
  • Participação e cooperação em grupo.
  • Conhecimento adquirido sobre o tema.
  • Habilidade em responder perguntas sobre o tema.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
  • Fornecer materiais de pesquisa.
  • Orientar os grupos durante a criação do jogo.
  • Estimular a participação e a cooperação em grupo.
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e buscar informações sobre o tema.
  • Trabalhar em grupo e cooperar com os colegas.
  • Criar um jogo de tabuleiro sobre terremotos no Brasil.
  • Apresentar o jogo para a turma e responder perguntas.
  • Participar da discussão em grupo sobre o tema.